Ban Ki-moon pede o fim da violência após anúncio do resultado das eleições no Haiti

Ban Ki-moon pede o fim da violência após anúncio do resultado das eleições no HaitiO Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira (08/12) o fim da violência no Haiti, iniciada após o anúncio dos resultados eleitorais preliminares, em um país que já foi assolado, este ano, por um devastador terremoto e por uma grande epidemia de cólera. A declaração expressa preocupação quanto às alegações de fraude e aponta que os resultados das eleições presidenciais e legislativas do dia 28 de novembro não são finais.

De acordo com relatos da mídia, milhares de protestantes causaram tumultos nas ruas de Porto Príncipe, capital do país, colocando fogo na sede da coalizão governista, acusada de fraudar os resultados, após o anúncio na terça-feira (07) de que Jude Celestin, candidato do partido da ex-Primeira Dama, Mirlande Manigat, e do Presidente em final de mandato, Rene Préval, qualificou-se para o segundo turno.

Desde a votação de novembro, Ban tem pedido calma, alertando que o agravamento da situação de segurança dificultaria os esforços para combater as duas catástrofes que já atingiram, este ano, o país mais pobre do Ocidente.

  • Para ler a declaração do Secretário-Geral em português clique aqui.
  • Para ler a declaração do Secretário-Geral em inglês e francês clique aqui.
  • Para mais informações, em inglês, clique aqui.