Ban Ki-moon pede paz nas eleições gerais de amanhã (17) em Serra Leoa

Jovens fazem campanha para as eleições em Serra Leoa no sábado (17)

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e a Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas pediram que os serra-leoneses realizem e garantam de forma pacífica e crível as eleições no sábado (17).“Eleições pacíficas, com um resultado crível são fundamentais para a consolidação da paz duramente conquistada em Serra Leoa e vão demonstrar que é irreversível o enorme progresso que o país fez desde o fim das hostilidades de uma década atrás”, disse Ban por meio de uma declaração de seu Porta-Voz.

O país irá realizar votações para presidente, parlamento, conselho local e de prefeito. O pleito é visto como um passo importante para uma nação que está sob reconstrução depois da guerra civil que terminou em 2002.

Será a terceira eleição do país desde o fim do conflito, e a segunda desde a retirada da operação de manutenção da paz conhecida como Missão das Nações Unidas na Serra Leoa (UNAMSIL) em dezembro de 2005. A missão foi substituída por vários outros escritórios da ONU, mais recentemente o Escritório Integrado das Nações Unidas de Consolidação da Paz em Serra Leoa (UNIPSIL), que incide sobre as atividades políticas e de desenvolvimento.

Ban Ki-moon e a Configuração da Comissão de Serra Leoa para Construção da Paz elogiaram a assinatura da declaração de 18 de maio de 2012, que “define os princípios claros para a competição política”, por vários partidos políticos e instituições nacionais . A Configuração também ressaltou o processo de registo biométrico do eleitor, afirmando que “ajudou a reforçar a transparência e a credibilidade para as votações”.

A Comissão de Construção da Paz é um organismo intergovernamental de consultoria criado em 2005 que apoia os esforços de pacificação em nações recém-saídas de conflitos. Seu Comitê Organizacional reúne 31 países, enquanto que há configurações específicas para cada nação da agenda. Na configuração também estão presentes países vizinhos, organizações regionais e organizações multilaterais. Além de Serra Leoa, estão na agenda da comissão o Burundi, Guiné, Guiné-Bissau,Libéria e a República Centro-Africana.