Ban volta a pedir diálogo e reforma política no Norte da África e no Oriente Médio

Em nota divulgada neste domingo (20/02) o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, demonstrou preocupação com a violência em Barein, na Líbia e no Iêmen, e reiterou seu pedido aos governos para que respeitem as liberdades fundamentais. Ele disse novamente que está convencido de que este é o momento para um diálogo amplo e para uma reforma política e social genuína nos países da região.

Ban tem mantido contato com os líderes da região, encorajando-os a ouvirem e responderem legitimamente as aspirações de sua população. O Secretário-Geral conversou com o Rei do Bairen, Hamad bin Isa Al Khalifa, pedindo o fim dos atos de violência no país. Ban elogiou a decisão do Rei de iniciar o diálogo, dizendo que este deve ser amplo e significativo, envolvendo a oposição política, a sociedade civil e grupos de mulheres.

Dentre os líderes que conversaram com Secretário-Geral estão o Secretário de Estado dos EUA, o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes e a atual liderança do Egito – com quem foi acordada a expedição de altos funcionários das Nações Unidas para o país. O Secretário-Geral afirmou que vai continuar acompanhando os acontecimentos com extrema atenção e reforçou a disposição da ONU para fornecer qualquer assistência solicitada nos países da região.