Brasil contribui com quase um milhão de dólares para agência de assistência aos palestinos

País doou 960 mil dólares e anunciou futura doação de outros 7,5 milhões para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

Representante brasileira para a Autoridade Nacional Palestina, a Embaixadora Ligia Maria Scherer, e o Comissário-Geral da UNRWA, Filippo Grandi. Crédito da foto: UNRWA.

O Brasil anunciou que fará uma nova contribuição de 7,5 milhões de dólares para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), uma doação sem precedentes de um país latino-americano para a Agência.

O anúncio foi feito hoje (15/12) em uma cerimônia em Gaza em que estiveram presentes a Representante brasileira para a Autoridade Nacional Palestina, a Embaixadora Ligia Maria Scherer, e o Comissário-Geral da UNRWA, Filippo Grandi.

A cerimônia foi realizada para marcar uma outra importante doação brasileira para UNRWA no valor de 960 mil dólares, que será usada para apoiar programas de distribuição de alimentos e materiais educativos na Faixa de Gaza. A contribuição brasileira no ano passado foi de 200 mil dólares.

Acesse as fotos abaixo.

[nggallery id=”17″]

Essas contribuições fazem do Brasil um dos mais importantes doadores da UNRWA e ajudarão a agência a atender as crescentes necessidades da população de refugiados atendida.

Em discurso na cerimônia, a Embaixadora Ligia Maria Scherer, Representante brasileira para a Autoridade Nacional Palestina, disse que “o Brasil está extremamente preocupado com a situação humanitária em Gaza. Acreditamos que essa conexão com a missão da UNRWA é essencial para ajudar os refugiados palestinos, devido à sua presença no campo e a seu mandato específico dentro do Sistema das Nações Unidas. O conhecimento internacional e a apreciação local do trabalho da Agência servem de testemunha do seu papel vital. Fortalecer a UNRWA é crucial para ajudar o povo palestino e o Brasil, portanto, tem procurado aumentar o seu apoio financeiro para a Agência.”

Ao agradecer pelo generoso gesto brasileiro, o Comissário-Geral Filippo Grandi disse: “Estou emocionado que o Brasil, um país com crescente influência global – um país do futuro – decidiu dar essa considerável contribuição e apoiar a UNRWA para atender uma dos mais desfavorecidas populações do Oriente Médio – os refugiados palestinos. Isso não apenas fornecerá ajuda direta para as pessoas necessitadas, mas também demonstra que os refugiados continuam sendo uma preocupação global e seguem recebendo apoio de toda a comunidade internacional.”

A cerimônia aconteceu na Escola Preparatória para Meninas Rimal da UNRWA e estavam presentes estudantes, pais de alunos e um grupo de brasileiros residentes em Gaza.

Sobre a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos – UNRWA

A UNRWA fornece proteção e assistência para os quase cinco milhões de refugiados palestinos registrados na Palestina, Jordânia, Líbano, Síria e nos Territórios Palestinos Ocupados, enquanto se aguarda uma solução para o conflito.

Serviços da Agência incluem educação, cuidados de saúde, rede de segurança social, infraestrutura dos acampamentos, apoio à comunidade, microfinanças e resposta de emergência, inclusive em tempos de conflito armado.

A UNRWA é financiada quase que inteiramente por contribuições. Seu orçamento para 2010-2011 é de 1,23 bilhão de dólares. Em 2009, os recursos de emergência para a Cisjordânia, Gaza e Líbano atingiram 827,4 milhões dólares.

Mais informações:

Christopher Gunness
Porta-voz da UNRWA
Celular: +972 (0) 54 240 2659
Escritório: +972 (0) 2 589 0267
Email: [email protected]