Brasil é destaque no Relatório UNESCO sobre Ciência 2010

UNESCODocumento publicado a cada cinco anos pela UNESCO, que será lançado durante audiência, destaca o Brasil, único país da América Latina contemplado com um capítulo exclusivo.

A UNESCO lança hoje, no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro), o Relatório UNESCO sobre Ciência 2010, simultaneamente no Brasil e na França. O documento, editado a cada cinco anos, é um espelho do desenvolvimento mundial da ciência, que “mostra como a proliferação da informação digital e das tecnologias de comunicação estão modificando cada vez mais a imagem global”, explica a Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.

A edição brasileira do Relatório será lançada, pela manhã, em audiência pública no Plenário da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal. Ao final da audiência, por volta de 12h, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, na Ala Senador Alexandre Costa sala n.º 11 (Comissão de Serviços de Infraestrutura), ao lado do local do local onde se realizará a Audiência Pública.

O objetivo do Relatório é apresentar análises sobre a evolução histórica do setor de ciências por regiões e servir como subsídio complementar para o desenho e avaliação de políticas de ciência e tecnologia nas várias regiões do planeta. A abordagem é feita primeiramente do ponto de vista global e depois em capítulos específicos, que focam em determinado continente ou país, dependendo das características de evolução sinalizadas pela pesquisa.

No Relatório deste ano, o Brasil é o único país da América do Sul a ser contemplado com um capítulo exclusivo, o que mostra a influência e importância regional do país neste campo. Para a América Latina, o documento também dedica um capítulo para Cuba. Outros países contemplados são Canadá, Turquia, Estados Unidos, Irã, Índia, China, Japão e República da Coréia.

Estarão presentes na audiência pública o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ronaldo Mota (representando o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende), o professor da UFBA e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências – ABC, Jailson Bittencourt de Andrade (representando o presidente da ABC, Jacob Palis Junior) e um dos autores do capítulo sobre o Brasil do documento, Carlos Henrique de Brito Cruz.

Sobre os autores do Capítulo sobre o Brasil no Relatório UNESCO sobre Ciência 2010:

Carlos Henrique de Brito da Cruz é diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no Brasil e Professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade de Campinas. Suas linhas de pesquisa englobam política científica e o estudo de fenômenos ultrarrápidos com o uso de lasers femtosecond. É membro da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. CONTATO: [email protected] – (11) 3838-4010

Hernan Chaimovich nasceu no Chile, é Bioquímico e Professor Catedrático do Instittuo de Química da Universidade de São Paulo e Diretor Executivo (CEO) da Fundação Butantan. Suas linhas de pesquisa incluem a educação superior, ciência, tecnologia e inovação. É membro de diversas sociedades de estudos acadêmicos, incluindo a Academia Brasileira de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. CONTATO: [email protected] – 11-2627 9302

Mais informações

UNESCO no Brasil – Ciência e Tecnologia
Fernanda Velloso – [email protected]
Fones (61) 2106 3634 – (61) 9648-9775

UNESCO no Brasil – ASCOM
Ana Lúcia Guimarães – [email protected]
Fone: 61- 21063536
Isabel de Paula – [email protected]
Fone: 61-21063538