Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil – 2010

País tem mulher na presidência da República, mas não no topo das empresas

O país acaba de eleger uma presidenta. No entanto, menos de 14% dos cargos de diretoria das 500 maiores empresas do Brasil são ocupados por mulheres. E, nos demais níveis hierárquicos, a participação feminina também está bem abaixo da porcentagem de mulheres na população brasileira, que é de 51%, segundo dados recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2010.

Este é apenas um dos segmentos estudados pela pesquisa sobre diversidade nas empresas. Também foi verificada a participação nos cargos por raça, faixa etária, tempo de empresa, nível de escolaridade, pessoas com deficiência e aprendizes. Traz também as políticas e ações afirmativas eventualmente adotadas pelas empresas em favor da diversidade e da equidade, bem como a percepção do principal executivo acerca da situação das mulheres, negros, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 45 anos e dos jovens aprendizes.

Os resultados serão divulgados no próximo dia 11 de novembro, das 9 às 13h, no auditório da Faculdade Zumbi dos Palmares (av. Santos Dumont, 843). O evento é aberto ao público, com entrada franca, mas é preciso inscrever-se antes, no site www.ethos.org.br

A pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas” é realizada, desde 2001, pelo Instituto Ethos e pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano, teve o patrocínio do Instituto Unibanco e da Phillips do Brasil e apoio institucional da Inter American Foundation(IAF) e da ong Atletas pela Cidadania.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Imprensa – Instituto Ethos
Cristina Spera – [email protected]
Tel: 11 3897-2444 / 8895-5740

UNIFEM Brasil e Cone Sul
[email protected]
www.unifem.org.br