Centenas de pessoas da etnia berbere são forçadas a deixar a Líbia, diz ACNUR

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Andrej Mahecic, relatou nesta terça-feira (12/04) que mais de 500 pessoas da etnia berbere deixaram a Líbia para se refugiar na região sul da Tunísia. A agência montou um acampamento na cidade de Remada, e tem trabalhado em conjunto com o Crescente Vermelho tunisiano e com o parceiro local, Al Taáwon , para fornecer energia, água e outros serviços básicos aos refugiados.

“As comunidades locais na Tunísia têm oferecido uma ajuda considerável”, disse Mahecic. Além de famílias e hotéis terem aberto as portas para acolher os refugiados, uma escola na proximidade de Remada também ofereceu vaga para os estudantes líbios.

Os berberes fazem parte das mais de 500 mil pessoas que deixaram a Líbia desde que os conflitos entre o Governo líbio e opositores eclodiram. Muitos fugiram para o Egito, ou em barcos para a ilha de Malta e para a Itália. Na manhã desta terça-feira, forças armadas da Europa resgataram um barco que trazia 116 pessoas. Além dos refugiados, os conflitos também provocaram um número grande, embora ainda indefinido, de deslocados internos.

1 pensou em “Centenas de pessoas da etnia berbere são forçadas a deixar a Líbia, diz ACNUR

  1. Eles estão se movendo p/ as montanhas. Berberes são semi-nômades, p/ eles o magrebe não tem fronteiras físicas e agora que a NATO está massacrando os líbios eles vão p/ outro país [Argélia].existem + de 500.000 berberes. O filho de Kadafi [pró berbere] só conseguiu convencer os berberes a registrar seus filhos há pouco tempo porque eles acham que se tiverem registro igual ao dos árabes vão perder a identidade.

    eu não sei onde você conseguiu essas informações, mas Kadafi é berbere Tuaregue e nunca foi presidente, 1º ministro, embaixador da Líbia, nunca ocupou nenhum cargo político. Ele apenas reconstruiu a Líbia e conseguiu o IDH maior da Africa muito superior ao do Brasil e de Portugal.

    durante 40 anos a Líbia foi regida pela shariah e governou kadaffi.

    kadaffi é o Líder da revolução que devolveu os país Líbia aos líbios. ele não é apenas o herói da Líbia, mas de grande parte da Africa porque derrubou o império colonizador francês e ao fazer isso libertou 21 nações islâmicas das 23 que estavam sob o jugo francês, de quebra colocou Mandela no poder, sim, Kadafi fomentou guerrilhas, p/ conseguir libertar as nações islâmicas ele mandou buscar nativos das colonias francesas e os treinou em guerrilha urbana, os armou e os mandou de volta aos seus países p/ que eles acendessem o estopim que deu o início da buscas de suas liberdades

Os comentários estão fechados.