Cerimônia no Itamaraty dedicada à Conferência Rio+20 celebra o Dia das Nações Unidas

Cerimônia no Itamaraty dedicada à Conferência Rio+20 celebra o Dia das Nações UnidasNa próxima segunda-feira 24 de outubro, data em que a ONU comemora 66 anos, será celebrado em Brasília o Dia das Nações Unidas

A cerimônia de comemoração do Dia das Nações Unidas 2011 será dedicada à preparação e às expectativas da Rio+20, a Conferência sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro e que se anuncia como um dos mais importantes eventos internacionais do próximo ano.

Após uma introdução do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek – que transmitirá a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, haverá as intervenções da Subsecretária-Geral Política I do Itamaraty, Vera Barrouin Machado, do Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo Machado – principal negociador brasileiro para a Rio+20 – e do Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. O evento será concluído pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Em mensagem enviada nesta quinta-feira (20/10) por Ban Ki-moon a um Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global – grupo criado para fornecer um roteiro para a Conferência Rio+20 – o Secretário-Geral lembrou que a Rio+20 se aproxima rapidamente. “Nós precisamos aprender a viver de maneira sustentável para que esta geração e as seguintes aproveitem suas vidas com dignidade e melhores oportunidades”, disse. Para Ban, o mundo enfrenta desafios que fazem com que este trabalho seja ainda mais urgente do que era há um ano. “Os líderes precisam fazer escolhas difíceis. Precisamos suprir as necessidades de hoje, enquanto investimos nas pessoas, no planeta e na promessa do amanhã”.

A Conferência Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está sendo organizada em conformidade com a Resolução da Assembleia Geral da ONU 64/236 (A/RES/64/236). A Conferência ocorrerá no Brasil dias 4, 5 e 6 de junho de 2012, marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), organizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável 2002 (WSSD), em Johanesburgo. Está sendo esperada a participação de mais de uma centena de Chefes de Estado e de Governo, além de representantes da sociedade civil e do setor privado.

A expectativa é que a Conferência resulte em um documento abrangente e com foco político. O objetivo da Rio+20 é garantir um compromisso renovado da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado nos últimos dez anos, identificar as lacunas na implementação dos resultados das cúpulas anteriores sobre desenvolvimento sustentável, bem como enfrentar os desafios novos e emergentes.

Mais detalhes e documentos de referência podem ser acessados na página oficial da Rio+20: http://www.uncsd2012.org/rio20/

O Dia das Nações Unidas

As Nações Unidas passaram a existir oficialmente no dia 24 de outubro de 1945, com a ratificação da Carta das Nações Unidas pela maioria dos países fundadores da Organização – entre os quais o Brasil. Nascida em meio à guerra para defender a paz, a ONU trabalha também para promover os direitos humanos, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo representados pelos 193 Estados-Membros.

Para cumprir sua missão, a ONU vale-se de instâncias de diálogo e mecanismos de cooperação internacional para promover e intermediar a troca de experiências e conhecimento, em permanente processo de aproximação entre culturas.

Nesses 66 anos de existência, o organismo mundial acompanhou o Brasil em seu processo de redemocratização e desenvolvimento, colaborando com a agenda de prioridades econômicas e sociais do País. As atuações do Brasil na ONU e da ONU com o Brasil contribuíram para que o País alcançasse um novo patamar de desenvolvimento, que o coloca na posição de um dos novos líderes da comunidade internacional no século XXI.

Inicialmente realizada de modo vertical – em que países mais avançados destinavam, por meio das agências da ONU, recursos e assistência técnica para alavancar o desenvolvimento de outros países –, a cooperação internacional se faz cada vez mais de modo horizontal, ou seja, entre países em desenvolvimento, como no caso do protagonismo brasileiro na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e nas iniciativas de Cooperação Sul-Sul.

Serviço

Cerimônia de comemoração do Dia das Nações Unidas 2011

Local: Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty – Brasília (DF)
Data: 24 de outubro de 2011 (segunda-feira)
Horário: 16h30 às 18h00

Aberto à imprensa e a convidados. Jornalistas devem confirmar presença pelo email:
[email protected]