Desenvolvimento não pode minar futuro do planeta, alerta Ban Ki-moon

Desenvolvimento não pode minar futuro do planeta, alerta Ban Ki-moon. Foto: Felipe Siston/UNIC Rio

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou nesta quinta-feira (20/10) que o mundo tem pouco tempo para encontrar soluções que busquem equilibrar a necessidade de oferecer uma vida próspera a todos com a necessidade urgente de salvar o planeta das mudanças climáticas e da exploração de seus recursos.

Ban falou aos Estados-Membros sobre os progressos feitos pelo Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global – estabelecido há um ano para fornecer um roteiro para a Conferência Rio+20. Ele disse que é preciso acelerar o progresso na direção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e fazer o possível para cumprir as metas até 2015. Ban disse ainda é preciso criar uma nova “uma nova geração de objetivos do desenvolvimento sustentável” para os anos seguintes.

“Nós temos pouco tempo a perder”, afirmou o Secretário-Geral ao se referir à necessidade de encontrar maneiras de retirar as pessoas da pobreza e, ao mesmo tempo, tratar das mudanças climáticas, garantindo um desenvolvimento que não prejudique o meio ambiente. “Pedi ao Painel que avalie estes assuntos com um olhar pragmático corajoso”, completou.

O Presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, reiterou a necessidade de haver ações urgentes e ressaltou que os decisores políticos devem desenvolver políticas “coerentes, efetivas e benéficas”. Ele disse ainda que é essencial garantir que o resultado da Rio+20 seja “inovador e, ao mesmo tempo, prático em suas abordagens para lidar com as questões do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”.