Chefe de direitos humanos da ONU elogia novo protocolo para acabar com violência contra crianças

Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi PillayA Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, adicionou sua voz ao coro dos funcionários das Nações Unidas que elogiaram a adoção do novo protocolo da ONU que visa proteger as crianças de abusos e da violência.

O Protocolo Facultativo para a Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovado segunda-feira (19/12) pela Assembleia Geral, incentivará os países a desenvolver mecanismos nacionais que permitam às crianças cujos direitos foram violados acessarem um sistema no qual suas vozes e suas queixas possam ser ouvidas.

“As crianças agora estão capacitadas a se juntarem às fileiras de outros detentores de direitos que têm poder de levar suas queixas sobre violações de direitos humanos perante um organismo internacional”, ressaltou Pillay.

De acordo com o novo Protocolo, o Comitê sobre os Direitos da Criança irá analisar todas as reclamações e determinar se a Convenção sobre os Direitos da Criança foi violada em cada caso específico. Depois do exame da denúncia, o Comitê pode solicitar ao Estado-Membro a imposição de medidas provisórias impedindo qualquer dano ao responsável pela denúncia.

O novo Protocolo será aberto para assinatura em 2012 e entrará em vigor três meses após adquirir ratificações ou adesões de dez países.