Com apoio da ONU, Haiti avança na reconstrução após três anos do terremoto

Neste 12 de janeiro, faz três anos que o Haiti foi atingido por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas – a maior catástrofe natural já registrada nas Américas. Para lembrar a data, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) produziu este vídeo sobre a atuação da ONU no país e os avanços alcançados desde 2010.

Cento e dois funcionários da ONU morreram no terremoto, a maioria deles integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que atua no país desde 2004. Vinte das vítimas foram brasileiras – entre eles, o Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Luiz Carlos da Costa.

A ONU não tem poupado esforços para apoiar o povo e o Governo e a população do Haiti na reconstrução do país.

Centenas de quilômetros de ruas e estradas foram pavimentados; 80% dos escombros do terremoto foram recolhidos; pessoas com deficiência são atendidas em centros de reabilitação; mais de 470 mil empregos temporários foram gerados, 40% para mulheres; o número de pessoas vivendo em acampamentos provisórios baixou de 1,5 milhão para 358 mil; mais de 1 milhão de crianças têm agora acesso à educação gratuita.

Após o terremoto, o Haiti também sofreu com outros desastres naturais e com uma epidemia de cólera que matou quase 8 mil pessoas. Houve progressos, mas ainda há muito a ser feito para alcançar a paz e a estabilidade.

Veja mais imagens da Missão em: http://on.fb.me/ZN7sjO