CONARE e ACNUR divulgam novo perfil do refúgio no Brasil

ACNURO Ministério da Justiça e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) divulgam amanhã (26/4) os novos números do refúgio no Brasil. Os dados serão anunciados pelo Secretário Nacional de Justiça e Presidente do Comitê Nacional de Refugiados (CONARE), Paulo Abrão, e pelo representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, em entrevista coletiva à imprensa.

A entrevista coletiva acontecerá às 10h30, no ACNUR (Edifício Brasília Shopping, SCN Quadra 5, Bloco A, Torre Sul, Sala 801, Brasília), com a presença do presidente do CONARE da Argentina, Federico Augusti.

O novo perfil do refúgio no Brasil reflete os primeiros efeitos da cláusula de cessação adotada no ano passado pelo governo brasileiro para refugiados originários de Angola e Libéria, como também o aumento das solicitações de refúgio registradas no país nos últimos anos.

A coletiva de imprensa para divulgação do novo perfil do refúgio no Brasil marcará o encerramento do 1º Curso de Elegibilidade e Reassentamento, promovido pelo CONARE e pelo ACNUR e que conta com a participação de cerca de 90 agentes públicos, principalmente da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União.

Os participantes estão sendo capacitados em diversos temas importantes para fortalecer os procedimentos de determinação da condição de refugiado no Brasil. O curso é especialmente importante para a DPU, pois os defensores públicos passarão a entrevistar solicitantes de refúgio no Brasil como parte do processo de determinação da situação de refugiado pelas autoridades brasileiras.

Serviço

Entrevista coletiva sobre o novo perfil do refúgio no Brasil
Data e hora: 26 de abril de 2013 (sexta-feira), às 10h30
Local: ACNUR (Edifício Brasília Shopping, SCN Quadra 5, Bloco A, Torre Sul, Sala 801)

Mais informações

Ministério da Justiça – Assessoria de Comunicação: (61) 2025-3135
ACNUR – Assessoria de Comunicação : (61) 3044.5744