Contribuição brasileira à UNRWA aumenta 700%

Representante brasileira para a Autoridade Palestina, Ligia Maria Scherer, e o Comissário-Geral da UNRWA, Filippo Grandi. Foto: UNRWA.
O Governo do Brasil se comprometeu hoje (14/05) a fazer uma contribuição de 7,5 milhões de dólares para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA). O acordo representa um aumento de 700% na contribuição brasileira, colocando o País como o maior doador da UNRWA entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e países latinoamericanos. Estes fundos serão usados para apoiar a Agência em suas ações nas áreas de saúde, educação e programas de serviço social na Faixa de Gaza.
O acordo de um ano foi assinado em Jericó, Cisjordânia, pela Representante brasileira para a Autoridade Palestina, Ligia Maria Scherer, e o Comissário-Geral da UNRWA, Filippo Grandi. A contribuição anual ajudará a Agência em seu programa de assistência humanitária alimentar que atende a 106 mil refugiados que vivem na mais absoluta pobreza, para garantir um ambiente decente educacional para 1.800 crianças, e para fornecer cuidados de saúde primários para 1,2 milhão de refugiados em 20 unidades de saúde na Faixa de Gaza.
Durante a cerimônia de assinatura, a Representante brasileira disse que: “Por meio de seu compromisso, experiência e abordagem prática em lidar com os problemas que afetam os refugiados palestinos, a UNRWA tem sido um parceiro inestimável da comunidade internacional.”
Já o Comissário-Geral, ao agradecer a contribuição brasileira disse que “o Brasil tem liderado o caminho dos BRICS para apoiar o trabalho da UNRWA na área de desenvolvimento humano, que ajuda a criar oportunidades e melhorar a vida dos refugiados palestinos tanto em Gaza como em toda a região. Estou particularmente satisfeito que esta contribuição é para o nosso orçamento básico, o que permitirá a UNRWA fornecer serviços essenciais para alguns dos mais pobres e mais desfavorecidos no Oriente Médio.”
Em 2010, o Brasil contribuiu com 200 mil dólares para o orçamento do programa principal, com uma doação adicional de 500 mil dólares para a reconstrução do campo de refugiados de Nahr el-Bared, no norte do Líbano. Em 2011, o Governo brasileiro aumentou a sua contribuição para 960 mil dólares para os programas centrais da UNRWA, com ênfase particular na ajuda alimentar e atividades de educação em Gaza.
Grandi fará uma visita oficial ao Brasil em agosto para agradecer o apoio à Agência e discutir mecanismos para desenvolver parcerias com o governo e a sociedade civil no auxílio aos refugiados da Palestina.