Darfur: Ação defensiva de Capacetes Azuis será firme caso ocorram ataques, afirma chefe da missão no país

Membros da Força de Paz egípcios da UNAMID carregam colegas assassinados em ataque na sexta (07). Foto: Albert Gonzalez Farran/UNAMID.O Chefe da Missão conjunta da União Africana com a ONU em Darfur, Ibrahim Gambari, declarou nesta terça-feira (11) que os pacificadores atuarão de modo mais firme na ocorrência de ataques, ressaltando que a responsabilidade de proteção da equipe pertence ao governo sudanês.

Na semana passada, dois soldados egípcios servindo na Missão, UNAMID, morreram quando 20 homens armados atacaram o grupo durante uma patrulha de rotina em uma área remota na região sul do Estado de Darfur (Sudão). Gambari afirmou que o comportamento mais vigoroso tem o objetivo de prevenir novos possíveis ataques e fez questão de apontar que ataques contra forças de paz internacionais é um crime de guerra, além de lembrar que é dever do governo sudanês prender e levar à justiça os criminosos. A proteção dos capacetes azuis servindo em Darfur foi um tema importante durante as últimas discussões entre ONU, União Africana e o governo sudanês, que ocorreram esta semana na capital etíiope, Addis Ababa.

Gambari relatou que não houve acordo para cessar-fogo entre o governo sudanês e um dos principais grupos rebeldes de Darfur, o Movimento Justiça e Igualdade (MJI), através do processo de paz de Doha (Catar). Ele também pediu que ambas as partes retomem as conversas na capital catari e solicitou o empenho da UNAMID para continuar facilitando o processo político com o objetivo de dar um fim ao conflito.

Em fevereiro, o governo sudanês o MJI assinaram um acordo de trégua em Doha, abrindo caminho para uma resolução do conflito em Darfur que irrompeu em 2003 entre rebeldes e milicianos Janjaweed aliados ao governo. As hostilidades já resultaram na morte de aproximadamente 300 mil pessoas, com mais de 2,7 milhões deslocadas de suas casas. O acordo, porém, vem falhado nas últimas semanas, ocorrendo confrontos armados envolvendo as duas partes do conflito.