Debate marca lançamento da Coleção da UNESCO História Geral da África em SP

Debate marca lançamento da Coleção da UNESCO História Geral da África em SPDebate nesta quarta (06/04) sobre educação e produção de saberes históricos marca o lançamento da Coleção da UNESCO História Geral da África em São Paulo. Evento será no Teatro Tucarena, na PUC/SP.

A formação de pesquisadores, a produção de materiais pedagógicos e de conhecimentos interdisciplinares a respeito do continente africano serão foco do evento de lançamento da edição em português da Coleção da UNESCO História Geral da África no Brasil. No dia 6 de abril, a partir das 9h, especialistas brasileiros e africanos, autoridades nacionais e locais e estudantes se reunirão no Auditório do Tucarena, na PUC/SP, para debater assuntos relacionados à questão.

A coleção em português, editada pela UNESCO, financiada pelo Ministério da Educação e com coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos, contribui para a disseminação de um novo olhar sobre a cultura e a história africanas na sociedade brasileira, e também para a transformação das relações étnico-raciais no país. Sua disponibilização na língua portuguesa integra uma estratégia para a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.

Diagnósticos realizados pela representação da UNESCO no Brasil, MEC e organizações da sociedade civil mostram que essa implementação ainda é incipiente no país, especialmente em decorrência da ausência de material pedagógico qualificado para subsidiar a formação de docentes. Além disso, existe um desconhecimento a respeito da influência africana e do conhecimento produzido pelo continente para outras partes do mundo – técnicas agrícolas, matemática e metalurgia, por exemplo, têm origens africanas.

No Brasil, o reconhecimento da importância da relação da história africana com a brasileira contribui para a construção e afirmação da identidade nacional.

Entre os especialistas internacionais presentes no debate destaca-se o africano Jean-Michel Tali, Membro do Comitê Científico para a elaboração de Material Pedagógico a partir da Coleção História Geral da África, professor da Universidade de Michigan. Também participarão do encontro Ali Moussa Iye, diretor do Departamento de Diversidade Cultural da UNESCO e Doulaye Konate, presidente da Associação de Historiadores Africanos.

Além disso, estarão presentes também pesquisadores brasileiros como Fúlvia Rosemberg, professora titular em Psicologia Social da PUC- SP; Alberto da Costa e Silva, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, que foi embaixador brasileiro na Nigéria e Benin; Joel Rufino dos Santos, historiador e professor de pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Petronilha Gonçalves da Silva, Professora da Universidade Federal de São Carlos e redatora das diretrizes para a implementação da lei 10.639/2003.

Programação completa

O evento é realizado pela representação da UNESCO no Brasil em parceria com o Ministério da Educação, o Centro de Estudos Culturais e Africanos da Diáspora da PUC/SP e o Centro de Estudos Africanos da e Universidade de São Paulo e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos.

Sobre a Coleção

A Coleção História Geral da África, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos.

A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África e também para a disseminação das relações étnico-raciais no sistema de ensino brasileiro.

Os oito volumes que integram a coleção abordam o continente desde a pré-história até a década de 1980, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico mundial. Saiba mais clicando aqui.

Informações

Aline Falco, Ana Lúcia Guimarães e Isabel de Paula.
Assessoria de Comunicação – UNESCO no Brasil
Fones (61) 2106-3544/8142-3742, 2106-3536, 2106-3538
E-mails [email protected], [email protected], [email protected]

Serviço

Lançamento da Coleção História Geral da África em São Paulo
Data/hora: 06/04/2011, de 9h às 18h
Local: Teatro Tucarena, PUC/SP, Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes (entrada pela rua Bartira), São Paulo