Desenvolvimento pode ajudar nações a consolidar a paz

Vice-Secretária-geral Asha-Rose Migiro. Foto: ONU.Promover desenvolvimento econômico em países emergindo de conflitos pode ajudar a promover estabilidade política e social, declarou a Vice-Secretária-Geral da ONU Asha-Rose Migiro, destacando os laços fortes entre erradicação da pobreza e segurança. “Os efeitos devastadores do conflito sobre o desenvolvimento são evidentes. Não é surpresa que a maioria dos países mais atrasados em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são países emergindo de conflitos”.

Migiro também apontou que alcançar um objetivo de desenvolvimento em particular poderia combater desigualdades que iniciam conflitos. O Presidente do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), Hamidon Ali, declarou que mais da metade dos 34 países mais afastados de alcançar os ODM estão em meio a ou saindo de conflitos. “Conflitos armados podem apagar anos de ganhos em desenvolvimento. Frequentemente a infraestrutura social e física necessária para o progresso econômico e social é destruída”.

Índices de mortalidade maternal em países afetados pela violência geralmente são muito altos. Índices de mortalidade infantil também aumentam durante conflitos e a baixa expectativa de vida persiste até anos após o fim do combate. Segundo Ali, a boa notícia é que muitos países estão avançando, inclusive os mais pobres, o que mostra que os ODM são alcançáveis quando políticas apropriadas, planejamento prudente, bom governo e recursos adequados são sustentados pelo comprometimento político.

Em setembro, o Secretário-Geral Ban Ki-moon convocará uma cúpula de alto nível em Nova York, onde líderes mundiais se reunirão para discutir o progresso dos Objetivos.