Dia Mundial da Ação Humanitária, por Ban Ki-moon

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para a data, lembrada em 19 de agosto de 2013.

Todo ano, no dia 19 de agosto, celebramos o Dia Mundial da Ação Humanitária, em homenagem aos trabalhadores humanitários que perderam suas vidas ao cumprirem seu dever.

Celebramos seus sacrifícios e reafirmamos nosso compromisso com o trabalho de salvar vidas que trabalhadores humanitários realizam em todo o mundo, todos os dias, muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas, onde outros não podem ou não querem ir.

A comemoração deste ano marca o 10º aniversário do ataque ao quartel-general das Nações Unidas em Bagdá, que matou o representante especial, Sergio Vieira de Mello, e outros 21 colegas e parceiros das Nações Unidas. Aquela tragédia foi uma das inspirações para este dia.

Sérgio era um defensor dos valores e da missão das Nações Unidas. Ele fez a diferença na vida de todos que o conheceram e ajudou milhões de pessoas pobres e vulneráveis durante o seu serviço em diversos continentes.

A sua morte foi uma grande perda para as Nações Unidas, mas o seu legado tem inspirado muitas pessoas a buscarem o trabalho humanitário.

Este ano, a nossa campanha para o Dia Mundial da Ação Humanitária convida as pessoas a responderem uma pergunta: Do que você acha que o mundo precisa mais?

Acesse o site worlhumanitarianday.org e nos diga, em uma palavra, o que você pensa.

A minha palavra é “teamwork” (trabalho em equipe). Em um momento de desafios globais, as pessoas e os países precisam trabalhar juntos em uma causa em comum para a paz, justiça, dignidade e desenvolvimento.

Esse é o espírito humanitário. Esse é o imperativo humanitário das Nações Unidas.