Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo – 2 de abril de 2012

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo

O autismo não está limitado a uma só região ou a um só país, é um desafio em escala mundial que requer uma resposta em nível mundial.

Apesar de deficiências como o autismo começarem na infância, elas persistem ao longo da vida de uma pessoa. Nosso trabalho com e para as pessoas com autismo não deve estar limitado a identificação e tratamento precoce, deve incluir terapias, planos educacionais e outras medidas que nos conduzam a um trabalho ao longo da vida.

Chegar a pessoas com perturbações dentro do espectro do autismo requer um compromisso político global e uma melhor cooperação internacional, especialmente na partilha de boas práticas. É crucial que se invista mais nos setores social, educacional e trabalhista, uma vez que tanto os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento ainda precisam melhorar sua capacidade para atender às necessidades exclusivas de pessoas com autismo e cultivar os seus talentos. É também necessário fomentar a pesquisa, dar formação aos auxiliares não especializados e permitir que a comunidade de autismo se desenvolva com maior capacidade nos sistemas de cuidados para obter serviços que possam apoiar os indivíduos com autismo a alcançar um lugar na sociedade.

A celebração anual do Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo tem como objetivo estimular estas medidas e chamar à atenção para esta inaceitável discriminação, para os abusos e isolamento vividos pelas pessoas portadoras de autismo e pelos seus entes queridos. Como destaca a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, as pessoas com autismo são cidadãos iguais que devem gozar de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

Neste Dia, a Administração Postal das Nações Unidas colocou em circulação em Nova York, Viena e Genebra seis selos postais comemorativos e dois envelopes colecionáveis dedicados à conscientização sobre o autismo. Estes pequenos pedaços de papel, com imagens criadas por artistas a quem foi diagnosticado autismo, enviará uma mensagem poderosa para as pessoas por todo o mundo em que o talento e a criatividade vivem dentro de todos nós.

A minha esposa participa ativamente de trabalhos de conscientização e promoção relacionados com o autismo e relatou-me que existem histórias exemplares não só de pessoas com autismo, mas também de quem se dedica a melhorar a vidas dessas pessoas. Vamos continuar dando as mãos para permitir que as pessoas com autismo e outras diferenças neurológicas realizem o seu potencial e aproveitem as oportunidades de bem-estar que lhes assiste por direito próprio.

__________________________________
Acesse o site oficial do Dia: http://www.un.org/en/events/autismday/