Duas agências da ONU intensificam esforços para ajudar pobres e famintos

Agências da ONU prestam assistência aos que passam necessidade. Foto: ONU.A agência de alimentos e a de desenvolvimento das Nações Unidas se comprometeram a redobrar os esforços para ajudar em conjunto os pobres e os que passam fome no mundo, foi anunciado nesta segunda-feira (27). O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) colaborarão em iniciativas para alívio e recuperação, incluindo comida-por-trabalho, dinheiro-por-trabalho e outros sistemas que fortaleçam comunidades após calamidades e conflitos.

“Para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), precisamos ir além da rotina para apoiar os países em sua reconstrução após conflitos e catástrofes naturais e ajudar nações que continuam lutando contra crises prolongadas”, disseram Administradora do PNUD, Helen Clark, e a Diretora Executiva do PMA, Josette Sheeran.

Na semana passada, dezenas de líderes mundiais se reuniram na sede da ONU em Nova York para reafirmar o seu compromisso com os ODMs, as oito metas de combate à pobreza com um prazo de 2015. O PNUD e o PMA declararam que já vêm colaborando para ajudar aqueles em necessidade na sequência de catástrofes, em situações que vão desde o terremoto em janeiro deste ano no Haiti até as recentes inundações no Paquistão.