Durante apuração dos votos, MINUSTAH pede paciência aos haitianos

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) pediu nesta segunda-feira (21/03) aos os candidatos e eleitores que aguardem com paciência e moderação a contagem e a tabulação dos votos do segundo turno das eleições presidenciais, realizadas no último domingo. A ex-Primeira Dama Mirlande Manigat, e o músico Michel Martelly disputam a presidência do país.

Por meio de um comunicado à imprensa, a MINUSTAH agradeceu a população pelo espírito patriótico, calmo e disciplinado “dando assim um exemplo de democracia” e elogiou também os esforços das autoridades para realizar uma eleição confiável e que permitisse que a visão popular fosse expressa. “O entusiasmo evidente dos eleitores é uma demonstração clara da importância que os haitianos dão à democracia”, declarou a Missão.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, também parabenizou a realização das eleições, reafirmando o compromisso da ONU em continuar ajudando o Haiti a construir um futuro próspero. “As Nações Unidas estão honradas em ajudar a população haitiana a exercer seu direito de escolher seu próximo Governo, cuja tarefa principal será a reconstrução do país, após as grandes tragédias que recaíram sobre ele no ano passado.”