Em meio a eleições presidenciais, ONU pede fim da violência na Libéria

A Missão de Paz da ONU na Libéria (UNMIL) lamentou nesta terça-feira (08/11) a confirmação da morte de duas pessoas em um incidente ocorrido na sede do partido Congresso para Mudança Democrática, na capital Monróvia. A porta-voz da Missão, Yasmina Bouziane, afirmou que estão sendo realizadas investigações para avaliar as circunstâncias do acidente.

“A Missão lamenta a perda de vidas e pede a todos os partidos, apoiadores e a todos os liberianos que se contenham e que não recorram a atos violentos, para assegurar que a paz seja mantida e preservada na Libéria”, afirmou Bouziane. Ela disse ainda que a Missão está em contato com as autoridades para evitar que a situação se agrave.

A Representante Especial do Secretário-Geral e chefe da UNMIL, Ellen Margrethe Løj, falou à população na segunda-feira (07/11) pelo rádio, ressaltando que todos os liberianos que desejarem votar devem ser capazes de fazê-lo de forma livre e segura.

Os liberianos deveriam votar nesta terça-feira no segundo turno das eleições presidenciais, disputadas entre Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher africana eleita presidente democraticamente, e Winston Tubman, do partido do Congresso para Mudança Democrática. Tubman, que ficou em segundo lugar no primeiro turno, se recusou a participar do segundo e fez pedidos pelo boicote à eleição.