Em São Petersburgo, secretário-geral da ONU pede mais cooperação para enfrentar desafios globais

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o seu discurso na Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Foto: ONU/Eskinder Debebe
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o seu discurso na Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Foto: ONU/Eskinder Debebe

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatizou a necessidade de cooperação global, especialmente para acelerar o progresso nas metas acordadas para a educação, erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável, enquanto os líderes do G20 se preparam para uma reunião na cidade de São Petersburgo, na Rússia.

“Este é um mês importante para a cooperação global”, disse Ban nesta quarta-feira (4) em seu discurso na cidade russa, acrescentando que “em todo o mundo, os direitos humanos estão em risco”.

“As democracias estão ameaçadas. Vozes legítimas e movimentos de dissidência estão sendo sufocados. As pessoas estão preocupadas com o futuro e se perguntam se as instituições e os tomadores de decisões ouvirão seus apelos e os levarão em consideração quando agirem”, afirmou o chefe da ONU.

Ban ressaltou que os países devem continuar concentrados nos desafios de longo prazo, como as mudanças climáticas e a realização das metas contra a pobreza, conhecidas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fortalecendo a recuperação econômica global e buscando um futuro sustentável.

“Adiar esses desafios só os torna ainda mais difíceis e caros de se resolverem”, disse Ban, acrescentando que a ação conjunta da comunidade internacional também pode fazer a diferença na criação de empregos, na melhoria do acesso à educação e no combate à insegurança alimentar.