Encontro reúne representantes de órgãos de controle interno para discutir controle e transparência

Representantes de órgãos de controle interno se reúnem em Brasília para discutir, entre outras coisas, a possibilidade de parceria com o PNUD. Foto: Julia Lima/PNUD Brasil
Representantes de órgãos de controle interno se reúnem em Brasília para discutir, entre outras coisas, a possibilidade de parceria com o PNUD. Foto: Julia Lima/PNUD Brasil

Representantes dos órgãos de controle interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e de capitais de Estados se reuniram nesta quarta (26) e quinta-feira (27), em Brasília, para palestras e debates sobre controle e transparência na 11ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Dentre as principais atividades esteve a análise de possíveis parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Érica Machado, oficial de programa do PNUD, participou do evento apresentando o projeto “Prevenção à Corrupção na Saúde”, uma parceria entre PNUD, Corregedoria do Estado de São Paulo e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“O que o Conselho achou interessante de ser levado para os outros estados da federação é a abordagem que o PNUD tem em relação ao combate e à prevenção da corrupção e a ideia de se fazer isso de uma maneira participativa”, disse Raphael Rodrigues Soré, secretário-executivo do Conaci. “Queremos utilizar a experiência do PNUD para extrair compromissos e boas práticas dos servidores, para que eles próprios se tornem vetores de mudanças”, acrescentou.

Para a realização desses projetos de prevenção à corrupção, foi discutida a ideia de criação de novos grupos de trabalho técnicos, ou do aproveitamento de grupos já existentes, para observar a melhor maneira de aproveitar a replicação desse projeto realizado em São Paulo pelos membros do Conaci em seus respectivos estados. “O grupo de trabalho irá estudar como nós podemos adaptar e expandir esse projeto para outras áreas e estados”, completou Soré. Saiba mais clicando aqui.