Evento discute imprensa e desenvolvimento

Jornalistas investigativos brasileiros e estrangeiros de renome, como chefe do canal árabe Al Jazeera nos Estados Unidos e repórteres dos maiores veículos paulistanos, vão trocar experiências sobre os desafios da profissão e os caminhos para ajudar no desenvolvimento de seus países, durante o Seminário Internacional sobre Jornalismo Investigativo: Um Diálogo Sul-Sul, no próximo dia 22, em São Paulo.

O evento é organizado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI, um órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro), pela Embaixada da Suíça, Procuradoria Geral da República, Fundação alemã Konrad Adenauer Stiftung e pela plataforma de comunicação Mercado Ético. O palco será o auditório da Procuradoria Regional da República, com capacidade para 150 pessoas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18, podendo ser feitas on-line.

“As análises passam por dois eixos principais: o contexto em que os jornalistas trabalham — como as dificuldades enfrentadas e os temas de cobertura mais difíceis — e o papel do jornalismo na sociedade em um sentido mais amplo, na promoção do desenvolvimento”, antecipa Francisco Filho, assessor de comunicação do CIP-CI.

Além do marroquino Abderrahim Foukara, da Al Jazeera, integrarão os painéis do seminário os jornalistas brasileiros César Tralli (TV Globo), João Paulo Charleaux (O Estado de S.Paulo) e Luís Nassif (agência Dinheiro Vivo). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophyr Cavalcante, também participará. Profissionais da comunicação, especialistas e acadêmicos de África do Sul, Argentina, Índia, México, Paraguai, Suíça e Qatar reforçam a lista dos presentes.

O evento abrange quatro painéis, cada um deles com quatro palestrantes (dois brasileiros e dois estrangeiros): “Papel e Responsabilidades do Jornalismo Investigativo”; “Governança, Aspectos Legais e Liberdade de Expressão”; Diálogo Sul-Sul: Oportunidades e Desafios”; e “Para Onde Vamos?”.

Análise crítica

O seminário pretende resultar numa análise crítica das estruturas governamentais requeridas para garantir a liberdade de expressão e proteção legal a jornalistas, abordando temas como corrupção, falhas de gestão pública, violência, pobreza e exclusão social.

Permitirá a profissionais de mídia destacar e discutir, sob uma perspectiva comparada, os desafios enfrentados no exercício de suas tarefas. Também busca reforçar o diálogo entre profissionais e autoridades na colaboração entre nações do hemisfério sul.

“Serão questionados quais são as estruturas do trabalho do jornalista e também em qual sentido elas inibem esses profissionais de fazer uma cobertura mais apurada sobre questões sociais. Não vamos discutir apenas jornalismo, e sim jornalismo e desenvolvimento”, aponta Francisco Filho.

Mais informações

Francisco Filho

Communications Officer
International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG)
Poverty Practice, Bureau for Development Policy, UNDP
Esplanada dos Ministérios, Bloco O, 7º andar
70052-900 Brasilia-DF, Brazil Phone: (+ 55 61) 2105 5036
E-mail: [email protected]
http://www.ipc-undp.org