Arquivo da tag: CIP-CI

Parceria entre PNUD e Governo Federal brasileiro forma 7,5 mil agentes pró-inclusão

Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo publica relatório com balanço das ações empreendidas em 2010.

Desde que foi criado, em 2004, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo já publicou mais de 280 estudos e avaliações sobre programas sociais de mais de 70 países e capacitou mais de 7.500 representantes de governos de mais de 50 nações. Essas e outras informações estão disponíveis no relatório “Caminhos para o Crescimento Inclusivo”, lançado neste mês pelo centro, resultado de parceria entre o PNUD e o governo federal.

O documento foi elaborado para prestar contas à sociedade das atividades e realizações do órgão, primeiro fórum global das Nações Unidas com sede no Brasil. Há sete anos, o CIP-CI, cuja sede fica em Brasília, oferece oportunidades de aprendizado aos países em desenvolvimento, buscando formular, implementar e avaliar políticas públicas e programas que promovam a inclusão social.

Entre suas funções está a de estimular o diálogo político entre as nações que compõem o grupo IBAS (formado por Índia, Brasil e África do Sul), que visa formular estratégias em favor da inclusão social. Com o tempo, o trabalho do centro foi se tornando cada vez mais conhecido. Só no ano passado, o site internacional do CIP-CI obteve mais de 1 milhão e 700 mil visitas, oriundas de 170 países.

Além disso, a página traz notícias diárias sobre crescimento inclusivo ao redor do mundo, além de publicações, relatórios e avaliações da ONU sobre programas que promovem mudanças sociais em países em desenvolvimento. A rede de distribuição de informação do centro inclui mais de 40 mil especialistas em 189 países, além de 1.600 instituições de pesquisa colaboradoras em 106 nações.

Essa rede ganhou mais um amplo canal de divulgação com o lançamento, em março último, do site do centro em português. O endereço reúne as publicações (a maioria em inglês, mas cerca de 130 com versões em português) divulgadas pelo CIP-CI. Oito delas, por exemplo, têm como foco principal o Bolsa Família. Há artigos também sobre crescimento econômico, educação, políticas de emprego, políticas financeiras, igualdade entre os sexos, HIV/Aids, ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), privatização, combate à pobreza e parcerias sul-sul.

A aliança entre o governo brasileiro e o Sistema ONU para a criação do centro é única no mundo, e, conforme indica o relatório, “representa o compromisso do país com os desafios do mundo em desenvolvimento, garantindo oportunidades para a igualdade de acesso aos benefícios e participação no processo de crescimento”.

(da PrimaPagina)

Filme leva exemplo social do Brasil à África

Filme leva exemplo social do Brasil à ÁfricaCom o objetivo de compartilhar com a África experiências brasileiras de sucesso na área de políticas sociais, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), órgão do PNUD em parceria com o Governo Brasileiro, lança na próxima segunda-feira (20/12) o documentário “Uma Jornada pela Proteção Social no Brasil”.

Disponível em inglês, espanhol e francês, o filme reúne depoimentos de especialistas, representantes do governo e sete famílias de beneficiários dos programas estatais falando sobre o desafio ético de erradicar a miséria no país. Ele será divulgado entre as lideranças de todas as nações africanas como uma forma de fortalecer a colaboração com o continente. “O Brasil foi o primeiro país no mundo a criar um programa de transferência de renda e também um dos pioneiros na integração de ações sociais com outras áreas de políticas públicas. Por isso, é um exemplo importante no setor”, explica Francisco Filho, assessor de comunicação do CIP.

O trailer, que pode ser visto abaixo, traz alguns dos tópicos que são discutidos na versão final do vídeo, como a necessidade de verificar se os programas sociais estão realmente fazendo diferença na vidas das pessoas. Além disso, por ser uma ferramenta de ensino, as questões complexas são abordadas em linguagem acessível. “Nossa mensagem principal é a necessidade de integração entre as diferentes políticas sociais. Elas precisam ser vistas de forma ampla, para que possam ter um efeito transformador e emancipador a longo prazo”, afirma Francisco.

O lançamento do documentário se dará no dia seguinte à comemoração do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. Iniciativas sociais como o programa de DST/AIDS e o Bolsa Família fizeram com que o Brasil ganhasse destaque no exterior e passasse a ser um dos expoentes nesta modalidade de ajuda entre nações em desenvolvimento. As principais regiões contempladas com os projetos brasileiros são a América Latina e a África.

Criado para que governantes, estudantes, profissionais da área, pesquisadores e público em geral aprendam mais sobre como programas, iniciativas e políticas que podem transformar a realidade social dos países em desenvolvimento, o filme é um dos resultados do Programa África-Brasil de Cooperação em Desenvolvimento Social, gerenciando pelo CIP-CI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com o Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional.

O evento de lançamento será realizado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Bloco O, Exército Brasileiro, 7º andar/PNUD.

(Com PrimaPagina)

Evento discute imprensa e desenvolvimento

Jornalistas investigativos brasileiros e estrangeiros de renome, como chefe do canal árabe Al Jazeera nos Estados Unidos e repórteres dos maiores veículos paulistanos, vão trocar experiências sobre os desafios da profissão e os caminhos para ajudar no desenvolvimento de seus países, durante o Seminário Internacional sobre Jornalismo Investigativo: Um Diálogo Sul-Sul, no próximo dia 22, em São Paulo.

O evento é organizado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI, um órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro), pela Embaixada da Suíça, Procuradoria Geral da República, Fundação alemã Konrad Adenauer Stiftung e pela plataforma de comunicação Mercado Ético. O palco será o auditório da Procuradoria Regional da República, com capacidade para 150 pessoas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18, podendo ser feitas on-line.

“As análises passam por dois eixos principais: o contexto em que os jornalistas trabalham — como as dificuldades enfrentadas e os temas de cobertura mais difíceis — e o papel do jornalismo na sociedade em um sentido mais amplo, na promoção do desenvolvimento”, antecipa Francisco Filho, assessor de comunicação do CIP-CI.

Além do marroquino Abderrahim Foukara, da Al Jazeera, integrarão os painéis do seminário os jornalistas brasileiros César Tralli (TV Globo), João Paulo Charleaux (O Estado de S.Paulo) e Luís Nassif (agência Dinheiro Vivo). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophyr Cavalcante, também participará. Profissionais da comunicação, especialistas e acadêmicos de África do Sul, Argentina, Índia, México, Paraguai, Suíça e Qatar reforçam a lista dos presentes.

O evento abrange quatro painéis, cada um deles com quatro palestrantes (dois brasileiros e dois estrangeiros): “Papel e Responsabilidades do Jornalismo Investigativo”; “Governança, Aspectos Legais e Liberdade de Expressão”; Diálogo Sul-Sul: Oportunidades e Desafios”; e “Para Onde Vamos?”.

Análise crítica

O seminário pretende resultar numa análise crítica das estruturas governamentais requeridas para garantir a liberdade de expressão e proteção legal a jornalistas, abordando temas como corrupção, falhas de gestão pública, violência, pobreza e exclusão social.

Permitirá a profissionais de mídia destacar e discutir, sob uma perspectiva comparada, os desafios enfrentados no exercício de suas tarefas. Também busca reforçar o diálogo entre profissionais e autoridades na colaboração entre nações do hemisfério sul.

“Serão questionados quais são as estruturas do trabalho do jornalista e também em qual sentido elas inibem esses profissionais de fazer uma cobertura mais apurada sobre questões sociais. Não vamos discutir apenas jornalismo, e sim jornalismo e desenvolvimento”, aponta Francisco Filho.

Mais informações

Francisco Filho

Communications Officer
International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG)
Poverty Practice, Bureau for Development Policy, UNDP
Esplanada dos Ministérios, Bloco O, 7º andar
70052-900 Brasilia-DF, Brazil Phone: (+ 55 61) 2105 5036
E-mail: [email protected]
http://www.ipc-undp.org

Vietnã e Brasil trabalham juntos para a promoção do desenvolvimento humano

Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI)Uma delegação vietnamita está em Brasília para uma semana de discussões com governo brasileiro, a ONU e a sociedade civil sobre como melhor empregar os resultados de pesquisas para a implementação de políticas para o desenvolvimento humano e proteção social.

O Presidente da Academia de Ciências Sociais do Vietnã lidera missão de alto nível ao Brasil para aprender com as experiências do país no emprego de indicadores de desenvolvimento humano como uma ferramenta para a elaboração de políticas e avaliação de políticas sociais. A Missão de Estudos “Brasil e Vietnã: Diálogos sobre o Desenvolvimento Humano” começou na última segunda (26) em Brasília com uma reunião de boas vindas no Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI).

“Nós consideramos que os dois países podem cooperar muito em pesquisas sobre desenvolvimento e aprender muito a partir do êxito das políticas de proteção social”, disse o Dr. Rathin Roy, Diretor do CIP-CI. Segundo o Dr. Do Hoai Nam, presidente da Academia de Ciências Sociais do Vietnã, os vietnamitas estão buscando a “compreensão das políticas de desenvolvimento humano do Brasil e como o país tem sido capaz de redistribuir a renda e reduzir as desigualdades”.

Para acessar o comunicado completo, clique aqui.

Mobilidade Social na América Latina e Caribe

Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI)Aprendendo com Experiências Inovadoras e Resultados Recentes de Pesquisas.

Qual a importância da mobilidade social na melhoria do bem estar da população? Como raça e etnicidade podem ser incorporadas à formulação de políticas? Como os países da América Latina podem aprender com as experiências de outros países da região? Quais as mais recentes inovações nesta área no Brasil, Cuba, México e Porto Rico? Estes foram alguns dos temas discutidos durante recente seminário internacional realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O Seminário Internacional sobre Mobilidade Social e Equidade na América Latina: Políticas, Teoria e Metodologia, realizado nos dias 09 e 10 de junho na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, reuniu pesquisadores, especialistas e formuladores de políticas do Brasil, Cuba, México e Porto Rico para discutir as tendências atuais em mobilidade social na região e compartilhar informações sobre as recentes respostas políticas, abrangendo desde os programas de transferência de renda do México e Brasil, até os planos habitacionais de Cuba.

Durante o seminário, mais de 30 participantes discutiram a mobilidade social sob diferentes perspectivas, tais como: raça e etnicidade, geografia e território; e política social. O evento foi organizado pelo IPC-IG e pelo Centro David Rockfeller de Estudos Latino Americanos da Universidade de Harvard, como um meio de promover o diálogo Sul-Sul para o intercâmbio de conhecimento e de melhores práticas.

Participantes de Cuba sendo entrevistados pelo IPC-IG.

Alguns dos trabalhos debatidos no seminário incluem:

Padrões de mobilidade social em Cuba após as reformas da década de 90.
Mobilidade de renda e a persistência de diferenciais de renda entre negros e brancos no Brasil.

Mobilidade ocupacional: o caso dos beneficiários rurais do Programa Oportunidades do México.

Os resultados do seminário também incluirão a publicação de um livro, o qual destacará as recomendações de políticas públicas retiradas das discussões, e uma série de entrevistas com os participantes de Cuba e do Brasil.

Visite os websites do IPC-IG sobre Proteção Social, Transferências de Renda e Inclusão Social:

http://www.ipc-undp.org/cct.do
http://www.ipc-undp.org/ gender.do
Visite o website do Centro David Rockefeller de Estudos Latino Americanos da Universidade de Harvard (DRCLAS):

http://www.drclas.harvard.edu/