Haiti: mais de 200 mil construções já foram avaliadas por dano estrutural

Haitianos trabalham na reconstrução do país. Foto: ONU.Mais de 200 mil construções no Haiti foram avaliadas por dano estrutural após o terremoto ocorrido em janeiro como parte dos esforços apoiados pelas Nações Unidas para acelerar as atividades de reconstrução no país. Engenheiros locais vistoriaram quase o dobro do número inicial de construções para avaliação, de acordo com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). O objetivo original era de 100 mil locais.

O UNOPS está trabalhando com os ministérios do Haiti e a empresa de engenharia sísmica Miyamoto International para executar o projeto, que foi financiado pelo Banco Mundial e o Fundo Global para Redução de Desastre e Recuperação. Pelo menos 280 engenheiros foram treinados para checar a segurança das construções.  Os engenheiros estão priorizando as áreas mais afetadas em Porto Príncipe, a capital, e inspecionando fisicamente construções antes de marcá-las com tinta verde, amarela ou vermelha, de acordo com a extensão do dano. A prioridade é de escolas e casas em distritos onde acampamentos para pessoas desalojadas estão muito cheios.

Os detalhes das construções e seus níveis de dano são inscritas em uma base de dados que está sendo usada pelos responsáveis pelo planejamento de reconstrução. Assistentes sociais estão acompanhando os engenheiros enquanto trabalham para explicar aos residentes locais o propósito e a natureza das avaliações. O UNOPS relatou que, até o momento, menos da metade das construções avaliadas foram consideradas sem danos estruturais, podendo ser reocupadas. Mas por volta de um quarto das construções vistas estão tão danificadas que provavelmente precisarão ser derrubadas.

Mais de 200 mil pessoas foram mortas no terremoto de 12 de janeiro, enquanto mais de um milhão foram desabrigadas.