Haiti: ONU pede calma após publicação da lista final de candidatos à presidência

Haiti: ONU pede calma após publicação da lista final de candidatos à presidência. Foto: ONUA força de paz da ONU em Haiti pediu à população respeito às leis eleitorais após a publicação da lista final de 19 candidatos elegíveis para a eleição presidencial do dia 28 de novembro deste ano.

Em declaração lançada em Porto Príncipe, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) disse receber positivamente o lançamento da lista eleitoral e permanecer comprometida para ajudar e assegurar que as eleições sejam livres, transparentes e justas.

“A MINUSTAH pede a todos os candidatos e partidos políticos que participam das eleições presidenciais e legislativas o respeito pelas leis previstas na Ata Eleitoral e a promoção dos valores que permitirão que estas eleições sejam realizadas com a maior serenidade e respeito pelos eleitores”.

Um dia antes, a Missão pediu a todos os candidatos que considerem a situação dos desabrigados como sua principal preocupação. A MINUSTAH espera providenciar apoio técnico, logístico e de segurança às eleições. É a primeira vez que os haitianos vão às urnas desde o devastador terremoto que deixou cerca de 200 mil mortes e 1,3 milhão de desabrigados.