I Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira De Mello debate direitos humanos e refugiados

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado 2010, a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promovem, nos próximos dias 17 e 18 de junho, em Santos, o I Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM).

Implementada pelo ACNUR em toda a América Latina desde 2003, a CSVM é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.

A Cátedra foi lançada para difundir o direito internacional humanitário, os direitos humanos e o direito dos refugiados, promovendo também a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes nestes temas. Um ano mais tarde, o projeto foi reformulado com o objetivo de incorporar uma nova vertente: o trabalho direto com os refugiados. Junto ao desenvolvimento acadêmico, o atendimento solidário aos refugiados foi definido como nova prioridade.

No Brasil, a CSVM foi incorporada por diversas universidades: públicas, privadas, confessionais e leigas. O I Seminário Nacional CSVM reunirá instituições acadêmicas de diferentes partes do país, que desenvolvem atividades acadêmicas e comunitárias. Também contará com a participação de refugiados que estudam atualmente em universidades brasileiras.

O seminário é um evento aberto e gratuito a todos os interessados. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na dia 18 de junho no período de credenciamento (de acordo com o número de vagas disponíveis).

Os participantes poderão trocar experiências e informações sobre as atividades acadêmicas e comunitárias desenvolvidas no âmbito da CSVM, ampliar seus contatos com o ACNUR e contribuir para o desenho de um Plano de Ação visando consolidar e expandir, de forma coordenada, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil. O seminário também servirá para estabelecer um canal mais permanente de trocas entre o ACNUR e o meio acadêmico.

Durante o evento também será lançado o relatório “Tendências Globais 2009”, produzido pelo ACNUR com as estatísticas mais recentes sobre as populações sob o mandato do Alto Comissariado da ONU para Refugiados.

Serão conferidos certificados aos participantes inscritos, mediante controle de presença a ser feito pela organização do evento.

Visite www.unisantos.br/seminariovieirademello para conhecer a programação do Seminário e fazer sua inscrição on-line. A participação é gratuita, e as vagas são limitadas.