Iêmen: UNICEF emite alerta sobre o impacto de distúrbios em crianças

Iêmen: UNICEF emite alerta sobre o impacto de distúrbios em criançasO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pediu nesta terça (19) às partes envolvidas em conflitos políticos no Iêmen que protejam as crianças a qualquer custo, uma vez que o número de mortos ou feridos neste segmento da população durante a recente onda de violência continua a aumentar. Pelo menos 26 crianças foram mortas devido a conflitos desde o dia 18 de fevereiro, afirmou a porta-voz do UNICEF, Marixie Mercado, a jornalistas em Genebra.

Outras 15 crianças morreram em consequência da grande explosão na fábrica de munições Abyan no mês passado, quando civis saquearam a instalação que havia sido anteriormente assumida pelos militantes. Mercado disse que mais de 80 crianças ficaram feridas, enquanto outras 800 foram expostas ao gás lacrimogêneo.

A porta-voz observou que a agitação, parte de uma onda de protestos pró-democracia em todo o norte de África e Oriente Médio, tem sido um fardo pesado em especial sobre as crianças do Iêmen. O UNICEF está tentando prestar serviços essenciais para as crianças neste país que já é o mais pobre da região.

Funcionários das Nações Unidas, incluindo o Secretário-Geral Ban Ki-moon, manifestaram por diversas vezes suas preocupações nas últimas semanas sobre a situação no Iêmen, especialmente no que diz respeito ao uso da força pelo governo contra os manifestantes pacíficos.