Inovação Social na América Latina e no Caribe será apresentada no Brasil

Inovação Social na América Latina e no Caribe será apresentada no BrasilNa sexta-feira, 23 de setembro, em seminário a ser realizado conjuntamente com a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, a CEPAL apresentará os programas mais inovadores da Região. Eles são caracterizados pela alta participação da comunidade e por baixos custos de implementação, e são desenvolvidos com o objetivo de superar a pobreza e a desigualdade em países como o Haiti, Peru, Chile, Bolívia, Belize, Colômbia, Argentina e Brasil.

Camponeses haitianos melhoram sua renda por meio de microleiterias; no altiplano peruano, mulheres obtêm avanços na luta contra a violência familiar; em Sobral (CE), no Nordeste brasileiro, uma política pública consegue reduzir a mortalidade materno-infantil; e em Maringá (PR), na região Sul, a sociedade civil se organiza para exigir a transparência dos gastos públicos e monitorar as compras da administração municipal; em Belize, na América Central, o futebol introduz o cuidado com o meio ambiente como marca de mobilização da comunidade em torno do esporte.

Estas são algumas das histórias de êxito premiadas pelo concurso Experiências em inovação social, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL, com o apoio da Fundação Kellogg.

As 25 iniciativas mais inovadoras dentre as 4.800 inscritas nos cinco anos do concurso serão apresentadas no seminário “Experiências Exitosas em Inovação Social”, organizado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EASEP-FGV) e a CEPAL, no dia 23 de setembro às 9h, na sede da FGV – Avenida 9 de Julho, 2.029, São Paulo.

O seminário faz parte das atividades conjuntas entre a CEPAL e a Fundação Kellogg para a promoção e difusão de projetos exitosos de inovação social na América Latina e Caribe, que também incluirá o lançamento da edição em português do livro “Da Inovação à Política Pública – Histórias de Êxito na América Latina e no Caribe”, de Norah Rey Marulanda e Francisco Tancredi.

No seminário, serão apresentados dois projetos brasileiros ganhadores do Prêmio CEPAL-KELLOGG: Trevo de Quatro Folhas e Observatório Social de Maringá. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da CEPAL, no endereço www.cepal.org/dds/innovacionsocial

Os empreendimentos sociais foram agrupados em quatro grandes áreas: geração de renda, juventude em situação de risco; consolidação de direitos na saúde e educação; voluntariado e participação comunitária.

As iniciativas vencedoras do concurso são da Argentina (5), Belize (1), Bolívia (1), Brasil (7), Chile (2), Colômbia (1), Costa Rica (1), Equador (2), Guatemala (1), Haiti (1), México (1), Paraguai (1) e Peru (1).

Todas elas têm contribuído eficazmente na luta contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão social em suas comunidades. Têm em comum, a inovação social, uma ativa participação cidadã e boa relação entre custo e benefício.

Para mais informações, contatar por e-mail [email protected] ou a Milton Bellintani ([email protected] e 11-7604-2327)