Instituições gaúchas contribuem com mais de 59 mil assinaturas à petição contra a fome da FAO

Emater, Escola de Saúde Pública e Unisinos se juntam ao projeto “1billionhungry”.

Porto Alegre, 7 de outubro de 2010 – A Emater/RS, Escola de Saúde Pública e Unisinos reuniram mais de 59 mil assinaturas à petição contra a fome do projeto “1billionhungry”. Somente a Emater/RS juntou 55.330 assinaturas à petição. As assinaturas foram recolhidas em todo o estado e entregues ao representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Hélder Muteia, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (6) na sede da instituição em Porto Alegre. “Estou emocionado ao receber estas folhas. Não esperávamos um volume tão grande. A meta para o Brasil é de 120 mil assinaturas e somente a Emater/RS arrecadou quase 50% do total buscado. Isso é fantástico”, comemorou o representante da FAO.

Com mais de 87 mil assinaturas reunidas, o Brasil é um dos três países que mais apóiam o projeto “1billionhungry”. Lançada pela FAO em maio deste ano, a campanha busca reunir um milhão de assinaturas a uma petição que pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. A petição será entregue aos países membros da FAO durante a próxima reunião do Conselho da FAO, que se realizará em novembro, em Roma.

Unidos contra a fome

“Somos parceiros por natureza do trabalho da FAO”, destacou o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, ao fazer a entrega das assinaturas. “Esse é nosso papel: trabalhar para reduzir a fome”, acrescentou o chefe de gabinete da instituição, Luiz Antônio Vial. Segundo ele, a instituição quer reunir 100 mil assinaturas à petição.

A vice-diretora da Escola de Saúde Pública, Fátima de Barros Plein, também esteve na sede da Emater/RS para repassar as 1.522 assinaturas coletadas em vários eventos realizados no estado. “Hoje, o conceito de saúde pública não é a ausência de doença, mas também a inclusão social e do combate à fome. Por isso nossa participação nessa ação é importantíssima”, declarou Fátima Plein.

O ato também contou com a presença do conselheiro do Consea/RS, Miguel Montaña, do assistente do Representante da FAO, Gustavo Chianca, e funcionários da Emater. O reitor da Unisinos/RS, Marcelo Fernandes de Aquino, entregou uma lista com 2.717 assinaturas levantada na universidade. Segundo o reitor, o Rio Grande do Sul é um estado que tem a tradição de se mobilizar por projetos sociais e a Unisinos, como uma universidade preocupada com o bem estar da humanidade, não poderia ficar de fora. “Estamos fazendo muitos investimentos com foco no setor de alimentos, qualificando pessoas que possam ajudar a erradicar a fome”, disse o reitor.

Assine a petição contra a fome em: www.1billionhungry.org/faobrasil

Contatos de imprensa

Representação da FAO no Brasil: Lídia Silva – [email protected], (55 61) 8455-1289
Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe – Lucas Tavares – [email protected], (56 2) 923 2176, (569) 9802 7300