Internet banda larga pode incentivar esforços contra pobreza

Internet banda larga pode incentivar esforços contra pobreza Tecnologias de informação e de comunicação, como é o caso da internet banda larga, podem levar ao desenvolvimento social e econômico e acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), afirmou o Secretário-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré.

“A banda larga é particularmente importante porque fornece benefícios para todos os setores da sociedade. É por isso que ela precisa alcançar a todos, em todas as nações”, disse Touré, durante o fórum da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) – organizado pela UIT, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) – e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O encontro, que está acontecendo em Genebra (Suíça), coloca lado a lado representantes das agências das Nações Unidas, dos governos, da sociedade civil e da indústria da tecnologia.

A reunião deste ano, que termina nesta sexta-feira (14), foca nos aplicativos de banda larga do futuro, nas redes sociais, na segurança cibernética e na gestão de desastres. Além disso, espera-se que temas como desenvolvimento rural, multilinguismo, desenvolvimento sustentável, educação, saúde pública e inovação sejam abordados.

Uma nova Comissão para Desenvolvimento Digital teve sua criação anunciada esta semana pela UIT e pela UNESCO. Possui 30 líderes em tecnologia, representantes das agências da ONU e da sociedade civil. A Comissão é co-liderada por Paul Paul Kagame, presidente de Ruanda, e Carlos Slim Helu, empresário mexicano, e terá como vice-líderes Hamadoun Touré (UIT) e Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO.