Jack Lang nomeado conselheiro para assuntos de pirataria

Jack Lang. Foto: ONU.O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, acaba de nomear o diplomata francês Jack Lang para aconselhá-lo em questões relacionadas com a pirataria na costa da Somália.

Lang, que tem uma longa experiência política, tanto em nível nacional quanto global, foi Ministro da Cultura e Educação do seu país, presidente da Comissão da Assembleia Nacional Francesa de Relações Exteriores e membro do Parlamento Europeu. Em 2009, Lang foi o Enviado Especial do Presidente francês Nicolas Sarkozy a Cuba e à República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

“A comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança, enfatiza a necessidade de alcançar e obter resultados concretos na luta contra o flagelo da pirataria”, afirmou um comunicado da ONU. “As ameaças ao ser humano, ao comércio e à segurança colocadas pela pirataria são enormes e generalizadas”.

Na última quarta-feira (25), o Secretário-Geral disse ao Conselho em uma reunião sobre o problema. Só nos últimos sete meses ocorreram 139 incidentes relacionados com a pirataria na costa da Somália. Trinta navios foram sequestrados, e 17 navios e 450 marinheiros ficaram nas mãos dos criminosos aguardando o pagamento do resgate. Em 2008, 111 navios foram atacados, e esse número praticamente dobrou em 2009, quando 217 foram vítimas dos piratas.