Lançamento do Relatório Anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) 2008

No dia 19 de fevereiro, será lançado o Relatório de 2008 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) com informações atualizadas sobre a produção, tráfico e consumo de drogas em todo o mundo.

De acordo com o Relatório, na América do Sul, a Colômbia continua sendo o maior produtor de coca e de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) a plantação ilícita de coca aumentou 27%. Da superfície total de plantação ilegal na América do Sul, 55% pertencem à Colômbia, 29% ao Peru e 16% à Bolívia. O Relatório informa também que a droga mais utilizada na Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Uruguai é o cannabis.

O press kit e o Relatório encontram-se disponíveis em inglês, espanhol ou francês neste escritório. Os interessados em receber uma cópia devem contatar o UNIC Rio de Janeiro.

Fundada em 1968 pela Convenção Única sobre Drogas Entorpecentes (1961), a JIFE é independente de governos e das Nações Unidas. Sob o seu mandato está a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle das drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos.

Para mais informações acesse o site www.incb.org

Outras informações:
Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação da ONU
21-2253-2211
[email protected]
http://rio.unic.org/