Novo relatório da OMPI revela aumento na demanda por direitos de propriedade intelectual

Um novo relatório lançado nesta segunda-feira (14/11) pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) descreve como a posse dos direitos de propriedade intelectual (PI) se tornou fundamental para estratégias de empresas em todo o mundo. Entre 1980 e 2009, os pedidos por novas patentes cresceram de 800 mil para 1,8 milhão, em grande parte motivados por investimentos em inovação e pela globalização.

Intitulado Relatório Mundial da Propriedade Intelectual 2011 – A face mutante da inovação, o documento aponta uma série de outros fatores para o aumento da demanda por direitos de propriedade intelectual, como a ascensão do mercado de conhecimento, que permite que as empresas se especializem e se tornem mais eficientes. Outro fator contribuinte são as indústrias de tecnologias complexas- telecomunicações, softwares, smartphones, tablets, entre outras – que trabalham com um intenso processo de invenções e inovações em que a propriedade da patente é muitas vezes difundida.

O Diretor-Geral da OMPI, Francis Gurry, observou que o aumento das inovações não é mais uma prerrogativa exclusiva dos países de alta renda, dizendo que “a lacuna tecnológica entre países ricos e pobres está diminuindo”. Segundo ele, formas mais elaboradas e locais de inovação contribuem para o desenvolvimento econômico e social.