Novos confrontos entre governo e rebeldes em Darfur preocupam

Uma nova rodada de intensos combates ocorreu na região sudanesa de Darfur entre as forças do Governo e rebeldes, mesmo depois do pedido de cessar-fogo imediato do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Os combates ainda ocorriam ontem (25/01), 24 horas após seu início, em Tabit, que fica a 45 quilômetros ao sul de El Fasher, Darfur do Norte, entre as Forças Armadas do Sudão e o Exército de Libertação do Sudão / Movimento Minni Minnawi (SLA-MM), que já havia assinado um acordo de paz com o Governo em 2006.

Em seu último relatório, que faz uma análise da situação na região nos últimos três meses, Ban Ki-moon cita com satisfação as perspectivas de progresso nas negociações de paz em Doha, capital do Qatar, e a diminuição dos conflitos em Darfur. No entanto, ele expressa sua profunda preocupação com o agravamento dos combates entre o Governo e o SLA-MM, bem como outro grupo rebelde, o Movimento Justiça e Igualdade (JEM), que tomou parte nas negociações de Doha.

A Missão de Paz das Nações Unidas-União Afriacana (UNAMID) “fará tudo o que for possível para seguir em frente e proteger os civis  e abrir caminhos para a livre circulação de civis e agentes humanitários “, disse o Secretário-Geral, lembrando da necessidade de aumentar o numero de efetivos e a visibilidade da força da ONU.

O Representante Especial da UNAMID, Ibrahim Gambari, lembrou as partes envolvidas que o conflito não pode ser resolvido por via militar e que a paz só pode ser atingida através de um processo político inclusivo, não através do uso da força.