Oceanos são responsabilidade de todos, diz Ban

Oceanos são responsabilidade de todos, diz BanOs oceanos – que cobrem cerca de dois terços da superfície da Terra – geram a maior parte do seu oxigênio, absorvem dióxido de carbono, fornecem alimentos e nutrientes, regulam o clima, nos abastecem com peixes e outros recursos marinhos. Porém o mundo está se tornando cada vez mais consciente de que os muitos benefícios dos oceanos para o bem-estar não são ilimitados e, em certos casos, estão em perigo, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

“Precisamos preservar a produtividade e funções essenciais dos ecossistemas dos oceanos como uma base para um futuro próspero e sustentável para todos”, afirmou Ban em uma mensagem à XXXIII Conferência Internacional sobre os Oceanos, realizada em Beijing, China.

“Talvez seu mais significativo papel seja o de regulamentador do clima global: gerando oxigênio e absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera”, disse o Secretário-Geral. Em sua mensagem, ele também ressaltou que entre aqueles na linha de frente da mudança climática estão as comunidades costeiras, especialmente as pessoas que vivem em pequenos Estados insulares. “Conter a degradação dos ecossistemas costeiros, como manguezais, restingas e algas marinhas, pode ajudar a mitigar os impactos adversos da mudança do clima, proporcionando inúmeros benefícios sociais e econômicos para centenas de milhões de pessoas”.

Ban disse ainda que, com tanta gente dependendo dos oceanos, é vital uma participação universal na Convenção das Nações Unidas de 1982 sobre o Direito do Mar. Conhecida como a “constituição do mundo para os oceanos”, o tratado estabelece o quadro jurídico dentro do qual todas as atividades nos oceanos e mares devem ser realizadas.

Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu declarar o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, para aumentar a conscientização global sobre as ameaças aos oceanos.