ONU confirma duas nomeações nas áreas de comércio e recursos humanos

Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Foto ONU/ Rick Bajornas
Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Foto ONU/ Rick Bajornas

Após recomendação do secretário-geral das Nações Unidas, após consulta com os Estados-membros, a Assembleia Geral da organização confirmou Mukhisa Kituyi, do Quênia, como secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) por mais quatro anos.

Ele começa seu novo mandato a partir de 1 de setembro de 2017, até 31 de agosto de 2021. Kituyié o atual chefe da UNCTAD, e o sétimo secretário-geral do organismo.

Mukhisa Kituyi tem uma experiência extensiva como funcionário eleito, como acadêmico, além de uma vasta experiência em negociações comerciais e em economia e diplomacia internacional tanto na África quanto fora do continente.

Antes de ingressar na UNCTAD, Kituyi era chefiou o Instituto de Governança do Quênia e integrou o Instituto Brookings, em Washington DC, atuando na Iniciativa de Crescimento Africano. Kituyi atuou como especialista em diversos órgãos no continente africano, além de ter sido membro eleito do parlamento queniano. Confira a biografia completa aqui.

Em outro comunicado, a ONU informou que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou Martha Helena Lopez, da Colômbia, como secretária-geral assistente da ONU de Gestão de Recursos Humanos. O cargo era ocupado por Carole Wainaina, do Quênia, a quem o secretário-geral agradeceu seu compromisso e serviço dedicado à organização.

Lopez traz consigo uma vasta experiência internacional em gestão de recursos humanos. Desde 2015, atua como diretora de Recursos Humanos no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Antes disso, foi diretora da Divisão de Planejamento Estratégico e Pessoal no Escritório de Gestão de Recursos Humanos do Departamento de Gestão das Nações Unidas. Ela também ocupou os cargos de chefe do Serviço de Políticas de Recursos Humanos (2006-2009) e chefe do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal (2004-2007) nas Nações Unidas.

López serviu anteriormente como chefe da Unidade de Política do Escritório de Recursos Humanos do PNUD (2001-2004) e na Divisão de Recursos Humanos do UNICEF (1994-2001). Confira a biografia completa clicando aqui.