ONU e parceiros lançam ferramenta online para monitorar fundos de reconstrução do Haiti

ONU e parceiros lançam ferramenta online para monitorar fundos de reconstrução do HaitiAs Nações Unidas e o governo haitiano lançaram um portal online para promover o uso eficiente dos quase 10 bilhões de dólares prometidos por doadores para ajudar o país na recuperação do terremoto devastador de janeiro.

A “Plataforma Haitiana para o Investimento Público” vai ajudar a garantir as promessas feitas na reunião realizada no dia 31 de março na sede da ONU, em Nova York, e assegurar a transparência na prestação de contas e na adequada utilização dos fundos.

Dezenas de países e organizações prometeram cerca de US$ 9,9 bilhões em ajuda imediata e a longo prazo. O terremoto de 12 de janeiro matou mais de 200 mil pessoas, deixando mais de 1,3 milhões desabrigadas.

“Nós vemos essa ferramenta como um componente importante e crítico do processo de reconstrução do Haiti”, comentou o Coordenador Residente da ONU, Nigel Fisher. “Acreditamos que a plataforma dá conta de todas as preocupações da comunidade internacional sobre a forma como os fundos serão gastos, por quem e para quê. Também fornece um portal através do qual o povo do Haiti pode controlar a utilização dos fundos e manter seus representantes eleitos como responsáveis por esses fundos”.

O sistema, que faz parte do apoio concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para as autoridades haitianas, divulga onde o dinheiro está sendo empenhado e incluirá contribuições e apoio de organizações não-governamentais (ONGs) e do setor privado.

Permitirá ainda que os jornalistas haitianos e internacionais possam monitorar o uso dos fundos e informar ao seu público os progressos, afirmou Eric Overvest, diretor do PNUD no Haiti. Overvest acrescentou que o portal fornecer dados empíricos, utilizando análises avançadas e apresentando projetos atuais e eventuais lacunas que possam existir em áreas de desenvolvimento e assistência humanitária.

O portal online, que também é apoiado pelo Escritório do Enviado Especial das Nações Unidas para o Haiti e que foi construído com o apoio da Synergy Systems International e da Development Gateway, está disponível em www.refondation.ht.