Secretário-Geral alerta sobre escalada de tensões políticas na capital tailandesa

Ban Ki-moo em Nova York nesta quinta (22). Foto: UN/Mark Garten.O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou nesta quinta-feira (22) preocupação com as tensões políticas na Tailândia, onde dezenas de pessoas morreram este mês, por conta de confrontos entre manifestantes antigoverno e a polícia nas ruas da capital, Bangcoc.

“O Secretário-Geral está muito preocupado com a situação e as tensões na Tailândia e o quadro político”, disse seu porta-voz, Martin Nesirky, a jornalistas na sede das Nações Unidas em Nova York. Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas ontem na capital, após uma série de explosões ligadas a tensões políticas, de acordo com relatos da mídia.

Ban Ki-moon “apela aos manifestantes e às autoridades tailandesas para evitar mais violência e perdas de vida, e que trabalhem para resolver a situação pacificamente, por meio do diálogo. Este é um momento que exige moderação em todos os lados”.

No início desta semana a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) somou sua voz às preocupações sobre a violência em Bangcoc. Irina Bokova divulgou um comunicado apelando às autoridades tailandesas para garantir a segurança dos jornalistas, depois que um cinegrafista foi morto e um fotógrafo foi ferido durante os confrontos.