ONU Mulheres anuncia integrantes de novo grupo que foca a aproximação com a sociedade

Novo grupo da ONU mulheres quer aproximar a agência da sociedade brasileiraA Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) anunciou na terça-feira (2) as integrantes do novo Grupo Assessor da Sociedade Civil no Brasil. O grupo objetiva aproximar a relação da ONU Mulheres com a sociedade civil no país, estimulando a troca de conhecimento de forma a garantir que as atividades programáticas da agência estejam alinhadas com as prioridades nacionais e as necessidades feministas.

Foram escolhidas 15 mulheres dentre 52 candidatas, todas representantes de associações e entidades feministas. O Comitê de Seleção foi composto por lideranças reconhecidas da sociedade brasileira, em especial do Movimento Feminista. A ONU Mulheres atuou como facilitadora mas não teve direito a voto. Os critérios para a a escolha foram demográficos e regionais para que as selecionadas representassem o mosaico da diversidade brasileira.

Dentre as escolhidas, Delaine Martins Costa, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), irá representar o Brasil na reunião do Grupo Regional Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres na América Latina e Caribe, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro de 2012, na Cidade do Panamá, no Panamá. Lia Lopes de Almeida, do Coletivo Jovens Feministas de São Paulo, será sua suplente.

Foram escolhidas as seguintes candidatas para o grupo: Aniran Lins Cavalcante (Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia), Benilda Regina Paiva de Brito (ODARA – Instituto da Mulher Negra), Camila Morsch (Instituto ETHOS), Delaine Martins Costa (Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM), Denise Dora (Fundo Brasil de Direitos Humanos), Evane Lopes Dias Silva (Federação Quilombola de Minas Gerais), Guacira César de Oliveira (CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria), Jacqueline Pitanguy de Romani (CEPIA), Jolúzia Batista (Coletivo Leila Diniz), Jurema Werneck (ONG CRIOLA), Lia Lopes de Almeida (Coletivo Jovens Feministas de São Paulo), Maria Aparecida da Silva Bento (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades – CEERT), Marlise Matos (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e Centro de Interesse Feminista e de Gênero – CIFG), Renata Thereza Fagundes Cunha (SESI/SENAI PR) e Suzi Guarani (Associação Indígena Guateka Marçal de Souza).