Arquivo da tag: conflitos

4ª edição do curso para cobertura em áreas de conflito e forças de paz acontece no Rio de Janeiro

Pedro Capello, do UNIC Rio, para a Rádio ONU.

Mais de 30 jornalistas de diversos órgãos nacionais participaram, entre os dias 23 e 27 de maio, da quarta edição do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz, que contou com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), além de especialistas convidados.

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

Criado em 2008, o curso tem como principal objetivo oferecer aos profissionais da mídia as ferramentas necessárias para cobrir com segurança e eficiência missões de paz das Nações Unidas, conflitos armados ou acompanhar operações policiais em áreas de risco.

A cerimônia de encerramento desta edição ocorreu nesta sexta-feira (27/05) nas instalações do CCOPAB, situado na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro.

“O curso é muito importante para o CCOPAB, para os nossos profissionais da mídia, porque ele ambienta, de uma forma prática, o jornalista com situações que ele efetivamente poderá encontrar na sua missão de cobertura diária de conflitos”, disse o Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, em entrevista ao UNIC Rio (ouça a entrevista na íntegra abaixo).

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_coronel_pessoa.mp3]

Os jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre a política externa brasileira, falar com um correspondente internacional em atividade no Haiti, conhecer o Sistema das Nações Unidas, saber como está sendo a experiência dos militares brasileiros na MINUSTAH e aprender sobre direito internacional humanitário.

Leia também

Conversas sobre Saara Ocidental começam em Nova York enquanto confrontos acontecem na região

Conversas sobre o Saara Ocidental começam em Nova York enquanto confrontos acontecem na região. Foto ONUAs partes em disputa sobre o Saara Ocidental reuniram-se nesta segunda-feira (08-11) em Nova York para o início da terceira rodada de conversas informais apoiadas pelas Nações Unidas, enquanto confrontos entre forças de segurança marroquinas e manifestantes saharauis provocaram mortes e diexaram diversos feridos na região.

O Porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky, informou que as forças de segurança marroquinas realizaram uma operação para fechar um campo criado por manifestantes saharauis próximo à cidade de Laayoune. “A informação que temos até agora sobre as razões para esta operação, o nível de força empregada, a reação das pessoas no campo, e o número de vítimas é incompleta e contraditória “, afirmou Nesirky, acrescentando que há mortos e feridos.

As conversações entre as partes – Marrocos e a Frente Polisário – estão tendo lugar em Long Island, com a presença do Enviado Especial do Secretário-Geral para o Saara Ocidental, Christopher Ross. Os dois dias de discussões também incluem a presença de representantes dos Estados vizinhos, Argélia e Mauritânia.

“É muito lamentável que esta operação e os eventos que a sucederam tenham afetado o ambiente em que estas conversas estavam sendo realizadas”, disse Nesirky.