Arquivo da tag: cursos

4ª edição do curso para cobertura em áreas de conflito e forças de paz acontece no Rio de Janeiro

Pedro Capello, do UNIC Rio, para a Rádio ONU.

Mais de 30 jornalistas de diversos órgãos nacionais participaram, entre os dias 23 e 27 de maio, da quarta edição do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz, que contou com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), além de especialistas convidados.

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

Criado em 2008, o curso tem como principal objetivo oferecer aos profissionais da mídia as ferramentas necessárias para cobrir com segurança e eficiência missões de paz das Nações Unidas, conflitos armados ou acompanhar operações policiais em áreas de risco.

A cerimônia de encerramento desta edição ocorreu nesta sexta-feira (27/05) nas instalações do CCOPAB, situado na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro.

“O curso é muito importante para o CCOPAB, para os nossos profissionais da mídia, porque ele ambienta, de uma forma prática, o jornalista com situações que ele efetivamente poderá encontrar na sua missão de cobertura diária de conflitos”, disse o Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, em entrevista ao UNIC Rio (ouça a entrevista na íntegra abaixo).

[audio:http://onu.org.br/audio/ccopab_coronel_pessoa.mp3]

Os jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre a política externa brasileira, falar com um correspondente internacional em atividade no Haiti, conhecer o Sistema das Nações Unidas, saber como está sendo a experiência dos militares brasileiros na MINUSTAH e aprender sobre direito internacional humanitário.

Leia também

III edição do curso sobre cobertura em áreas de conflito acontece no Rio de Janeiro

Mais de trinta jornalistas de diversos órgãos nacionais e estrangeiros, civis e militares, participaram, entre os dias 12 e 16 de julho de 2010, da terceira edição do Curso de Preparação para Jornalistas em Áreas de Conflito, que contou com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – ex-Ci Op Paz – do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), e especialistas convidados.

Criado em 2008, o curso tem como principal objetivo oferecer aos profissionais da mídia as ferramentas necessárias para cobrir com segurança e eficiência missões de paz das Nações Unidas, conflitos armados ou acompanhar operações policiais em áreas de risco. As aulas foram realizadas nas instalações do CCOPAB, situado na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Os jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre a política externa brasileira, falar com um correspondente internacional em atividade no Haiti, conhecer o Sistema das Nações Unidas, saber como está sendo a experiência dos militares brasileiros na MINUSTAH e aprender sobre direito internacional humanitário.

Após a fase inicial de palestras, os jornalistas foram inseridos no contexto de um país fictício — o Tudistão — assolado por uma guerra civil e palco de uma missão de paz da ONU para o país, a UNMITUD. Os alunos foram instalados em um batalhão brasileiro desdobrado próximo à linha de cessar-fogo, onde puderam conhecer como vivem as tropas nessas condições.

Lá viveram junto a uma das companhias do batalhão, dormindo em barracas e aprendendo a identificar riscos. Eles foram ensinados como agir diante de situações perigosas, como bombardeios aéreos e terrestres, campos minados e como agir caso fosse tomados como refém. Eles também passaram a conhecer as regras básicas de orientação, primeiros socorros e identificação de material de guerra.

Confira fotos do curso deste ano:

Funcionários da ONU fazem treinamento sobre segurança

Funcionários da ONU fazem treinamento sobre segurança“Não pode existir projeto da ONU sem um planejamento de segurança”, declarou o Chefe do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas no Brasil (UNDSS), Manuel Romão, na abertura do Curso de Segurança e Salvaguarda em Trabalhos de Campo da ONU (SSAFE, Safe and Secure Aproches in Field Envoirnments).

Para garantir que essa prática seja adotada por todos e que se desenvolva um modelo de percepção de perigo comum a todos os escritórios e agências, durante três dias, 30 pessoas se reuniram no Centro de Informação da ONU no Brasil (UNIC Rio). O objetivo era estabelecer um diálogo e receber treinamento sobre como construir um planejamento que garanta a segurança necessária para a realização de um evento, um programa ou até mesmo para a instalação de um novo escritório. “A questão central não é deixar de fazer um projeto, mas sim trabalhar com total segurança. Acidentes não acontecem, são provocados”, disse Romão.

Além dos funcionários da ONU de diversas regiões do país – a grande maioria vinda dos escritórios do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – também estavam presentes representantes da Secretaria Estadual de Segurança, da Organização “Observatório de Favelas” e da Cruz Vermelha.

“Qualquer projeto deve conter um capítulo para tratar da segurança. Assumir riscos é uma realidade no nosso cotidiano. No entanto, assumir riscos excessivos, sem informação ou sem controle, é inaceitável pelo sistema ONU. Precisamos reduzi-los ao máximo em prol so sucesso dos nossos projetos e tambem porque somos responsáveis por tudo o que possa acontecer com nossos funcionários e nossas atividades. Ainda assim, sempre podem acontecer situações imprevistas. Inclusive, faz parte do planejamento estar preparado para esse tipo de acontecimento e estabelecer possíveis estratégias para conseguir lidar com isso e não deixar que um problema se torne ainda mais grave”, explicou Romão.

Ainda segundo Romão, é importante que as pessoas que trabalham em comunidades populares – que muitas vezes também são consideradas áreas de risco – tenham acesso a essas técnicas para avaliar a periculosidade de determinadas situações. Para quem trabalha na cidade do Rio de Janeiro isso se destaca. Em um índice da ONU, que avalia os níveis de violência em uma escala entre zero e seis, o Brasil está no nível mais baixo, mas o da cidade carioca já apresenta nível um.

Durante os dois primeiros dias do SSAFE, os funcionários assistiram palestras, trabalharam em grupos propondo uma avaliação e análise de riscos para um projeto de interesse de cada equipe no contexto de atividades em áreas indígenas e em áreas urbanas, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na análise, os participantes tiveram que pensar sobre os possíveis problemas de cada atividade e buscar soluções que possibilitassem a realização do projeto.

Participantes simulam situações de risco no Exército

Para concluir as atividades o grupo realizou um dia de treinamento prático no Centro de Instrução de Operações de Paz do Exército Sergio Vieira de Mello (C Op Paz) – parceiro da UNDSS na realização do curso. Os participantes puderam colocar em prática todas as instruções que foram passadas nos dias de atividades teóricas. Eles foram submetidos a situações que simulavam, por exemplo, seqüestro relâmpago, falsa blitz, choque entre grupos armados e atendimento de primeiros socorros, entre outras situações.

Os participantes elogiaram a iniciativa. Funcionários do UNICEF consideraram bastante importante a experiência, já que segundo eles, além de já poderem construir um projeto de análise de risco para um projeto, ao se encontrarem em uma situação de emergência já teriam conhecimento básico para auxiliar, por exemplo no atendimento de primeiros socorros.