Arquivo da tag: exposição

ONU abre exposição fotográfica na estação de metrô Siqueira Campos, em Copacabana

Uma das fotos da exposição: Pescadores no Vietnã. Foto: ONU/PNUD/Tran Vinh Nghia

As quase 100 mil pessoas que passam diariamente pela estação de metrô Siqueira Campos – uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro – em Copacabana, poderão, a partir de segunda-feira, dia 1º de julho, aprender um pouco mais sobre o trabalho das Nações Unidas no mundo.

Por meio de fotos, totens e cartazes explicativos espalhados nos corredores da estação, o público terá acesso a informações sobre o trabalho da Organização em áreas como manutenção da paz, luta contra a pobreza e a fome, saúde materna, educação, mudanças climáticas, direitos humanos etc.

A exposição “A ONU faz a diferença”, cujos textos estão disponíveis em inglês e português por causa do grande número de estrangeiros aguardados no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, poderá ser visitada diariamente até o dia 31 de julho.

A iniciativa é do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) em parceira com o MetrôRio e apoio da Maxpress.

Serviço:

A ONU faz a diferença
Data: 01 a 31 de julho de 2013
Local: Estação de Metrô Siqueira Campos, em Copacabana (corredores entre os dois acessos da estação)

Artista colombiano Botero expõe “Dores da Colômbia” em Brasília

O artista colombiano Fernando Botero está em cartaz em Brasília na exposição “Dores da Colômbia”. A exibição acontece na Caixa Cultural desde o dia 16 de março e apresenta as impressões do artista sobre os episódios de violência que atingiram o país nas décadas de 80 e 90.

A mostra, que conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Governo Federal e apoio da Embaixada da Colômbia, faz parte do acervo do Museu Nacional da Colômbia. As obras, produzidas entre 1999 e 2004, já passaram por diversos países, e é a segunda vez que a coleção vem ao Brasil. Em 2008, as obras ficaram expostas em São Paulo durante dois meses e foi vista por 25 mil pessoas.

Conhecido por seu traço sensual e figuras que satirizam estereótipos, na mostra é possível ver um artista diferente. Nas 67 obras a característica marcante das obras de Botero – figuras roliças e corpulentas – é mantida, mas o habitual tom satírico dá lugar a um testemunho do que o próprio artista chamou de “irracional história colombiana”.

A mostra é gratuita e fica em Brasília até o dia 1º de maio. Depois, a coleção segue para Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Apenas em Curitiba a exposição tem local e data definidos, e acontece entre os dias 18 de maio e 10 de junho no Museu Oscar Niemeyer. Nas demais cidades as informações ainda serão confirmadas pela curadoria da exposição.