Arquivo da tag: FIDA

Jovens são a chave para a redução da pobreza

O Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo F. Nwanze, falou neste sábado (19/02), em Roma (Itália), sobre a importância de investir na juventude rural dos países em desenvolvimento para erradicar a pobreza e garantir a segurança alimentar mundial. Ele disse que eventos recentes mostram não só a energia, a criatividade e o poder dos jovens, mas também a importância de assegurar a eles um futuro descente nas sociedades em que vivem.

“Esses jovens são a próxima geração de agricultores, produtores e trabalhadores”, disse o Presidente. “Dê-lhes as habilidades e a confiança de que necessitam e eles se tornarão os cidadãos honrados e líderes comunitários do amanhã.” Nwanze fez também um alerta, ao lembrar de que muitos jovens não encontram outra opção senão “deixar suas casas e famílias para procurar trabalho nas cidades, buscando uma vida melhor, mas muitas vezes encontram apenas mais miséria”.

A juventude rural e os desafios enfrentados por ela são o principal foco da reunião do Fundo este ano, realizada em meio a preocupações crescentes com a escassez de alimentos. O encontro conta com a presença de especialistas em desenvolvimento agrícola e rural, jovens empreendedores e líderes de juventude.

O FIDA anunciou também o estabelecimento de um fórum de povos indígenas, que correspondem a um terço das de pessoas no mundo que vivem em extrema pobreza nas áreas rurais e estão entre os grupos mais vulneráveis e marginalizados. O interesse especial do FIDA está não só na redução da pobreza, na justiça social e nas preocupações humanitárias, mas também na contribuição dos povos indígenas para uma agricultura sustentável, especialmente diante do seu vasto conhecimento e compreensão da gestão dos ecossistemas.