Arquivo da tag: Fórum da Juventude Sharek

Gaza: enviado da ONU para o esporte manifesta preocupação com o banimento de organização voltada à juventude

Wilfried LemkeA ONU manifestou preocupação com a decisão das autoridades locais, em Gaza, de fechar uma organização não-governamental (ONG) cujo trabalho era voltado aos jovens e pediu a suspensão incondicional do banimento. O Fórum da Juventude Sharek, fechado à força no dia 30 de novembro, é “um parceiro fundamental” da ONU na região, particularmente no contexto dos Jogos de Verão de Gaza, disse o Conselheiro Especial sobre Desporto e Desenvolvimento do Secretário-Geral, Wilfried Lemke.

“Este ano, a ONG foi fundamental para proporcionar atividades recreativas e educativas para mais de 60 mil crianças e jovens, bem como formação profissional para cerca de dois mil instrutores voluntários,” disse em declaração divulgada na sexta-feira (10/12). Os Jogos de Verão de Gaza, um evento que vem sendo organizado anualmente desde 2007 pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), realizam uma série de atividades esportivas, recreativas e educativas para cerca de 250 mil crianças e jovens na Faixa de Gaza.

“A ONU necessita da assistência profissional e dedicada de seus parceiros, inclusive o Fórum da Juventude Sharek, se pretende ser bem-sucedida em seus esforços de apoiar as pessoas que vivem em Gaza. Para não mencionar que esses parceiros são fonte crucial de oportunidades profissionais, resolvendo parcialmente, portanto, a situação econômica alarmante na Faixa,” disse Lemke.

A declaração de Lemke ecoa as preocupações expressas, na semana passada, pelo Coordenador Humanitário Residente das Nações Unidas no território Palestino ocupado, Max Gaylard, que também frisou a importância do papel do Fórum da Juventude Sharek, em parceria com a ONU, na promoção da capacitação da juventude no território Palestino. Desde sua criação, em 1996, o Fórum se estabeleceu como uma organização altamente respeitada, amenizando as condições de vida em Gaza.