Arquivo da tag: Fórum Urbano Mundial

UNIC Rio participa de V Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sediou o V Fórum Urbano Mundial, na primeira vez que a conferência mundial sobre cidades aconteceu na América Latina. O Fórum foi realizado entre os dias 22 e 26 de março de 2010 e reuniu cerca de 10 mil participantes – representando governos, academia, ONGs e sociedade civil.

Maior evento de urbanismo no planeta, o Fórum Urbano Mundial contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Diretora-Executiva do ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, e do Ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, entre muitas outras autoridades nacionais e internacionais.

O tema central do FUM5 foi “O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido” e as discussões foram divididas em seis grandes eixos temáticos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e Urbanização Sustentável e Inclusiva.

Criado por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001, o fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. E é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades

O UNIC Rio participou ativamente do Fórum, organizando coletivas de imprensa, dando suporte na divulgação e realizando a cobertura jornalística, em parceria com a Rádio ONU.

“Como a maioria sabe, o Fórum Urbano Mundial tornou-se um encontro mundial de mentes, ideias e ações para tornar nossas cidades mais sustentáveis, limpas, economicamente ativas e socialmente inclusivas”, disse a Diretora Executiva do ONU-HABITAT, Anna Tibaijuka, no Rio de Janeiro.

As matérias da Rádio ONU estão disponíveis clicando aqui.

Confira a galeria de fotos do evento:

Diretora Executiva do ONU-HABITAT apresenta relatório mundial no Rio

Amanhã, sexta-feira, dia 19 de março, às 12h00, a Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), a tanzaniana Anna Tibaijuka, apresentará para a imprensa o relatório o Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido, publicado a cada dois anos pelo ONU-HABITAT. Após a apresentação, a Diretora Executiva responderá às perguntas dos jornalistas.

O relatório destaca que 227 milhões de pessoas no mundo deixaram de viver em assentamentos precários entre 2000 e 2010 e passaram a fazer parte da cidade formal. Isto significa que, coletivamente, os governos do mundo alcançaram a Meta 11 do Objetivo 7 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (melhorar a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes em assentamentos precários para o ano 2020) em 2,2 vezes.

Porém, a redução global da divisão urbana mundial ainda precisa de grandes esforços, já que o “número absoluto” de moradores de favelas na verdade cresceu de 776,7 milhões em 2000, para 827,6 milhões em 2010. Isso significa que 55 milhões de novos moradores de favelas foram agregados à população urbana global desde 2000.

“O progresso que foi feito em relação à meta das favelas ainda não foi o suficiente para conter o crescimento de assentamentos informais nos países em desenvolvimento”, diz o ONU-HABITAT, no Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido.

A África Subsaariana é região que concentra a maior população em favelas, onde 199,5 milhões ou 61,7% de sua população urbana vivem em tais áreas. Depois vem a região Sul da Ásia com 190,7 milhões (35%), Ásia do Leste com 189,6 milhões (28,2%), América Latina e o Caribe com 110,7 (23,5), Sudeste Asiático com 88,9 milhões (31%), Oeste Asiático com 35 milhões (24,6%), Norte da África com 11,8 milhões (13,3%) e Oceania com 6 milhões (24,1%).

A projeção é que a população mundial vivendo em favelas aumente seis milhões por ano até 2020. O total de pessoas vivendo em favelas, estima o ONU-HABITAT, será, até 2020, de 889 milhões.

Serviço
Dia: 19 de março
Horário: 12h00
Haverá tradução simultânea para o português
Local: Sala de coletivas, Armazém 5 do Cais do Porto
Rio de Janeiro

Contatos:
Manuel Manrique ([email protected])
Assessor de Comunicação
ONU-HABITAT
21-3235-8550 ou 8554

Outras informações:
Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação da ONU (UNIC Rio)
21-2253-2211
[email protected]

Fórum Urbano Mundial 5 começa segunda-feira, na Zona Portuária do Rio

Começa nesta segunda-feira (22) na Zona Portuária do Rio de Janeiro o maior evento de urbanismo no planeta, o Fórum Urbano Mundial 5, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da diretora-executiva do ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, e do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida.

A edição brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades.

O tema central do FUM5 é “O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido”. As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva.

Criado por decisão da a Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001, o fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

Abrangência – O último Fórum Urbano Mundial, realizado em 2006, em Vancouver, Canadá, teve a participação de mais de 10 mil pessoas, entre governantes de 160 países, parlamentares, autoridades locais, representantes da sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área, organizados em seminários, oficinas e painéis de debates. Países como Angola, Argentina, China, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram do evento.

Local do evento – Os armazéns da Zona Portuária foram revitalizados para receber o Fórum. As obras integram o projeto de revitalização da área portuária do Rio de Janeiro, projeto realizado em parceria pelo governo Federal, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio.

Serviço:
Fórum Urbano Mundial 5
Data: 22 a 26/03/2010
Local: Zona Portuária, armazéns 2 a 6 e anexos, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Informações e Inscrições: wuf5.cidades.gov.br

Contatos:
Manuel Manrique ([email protected])
Assessor de Comunicação
ONU-HABITAT
21-3235-8550 ou 8554

Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
21-2253-2211

Rio vai sediar V Fórum Urbano Mundial

O Rio de Janeiro sediará o V Fórum Urbano Mundial, na primeira vez que a conferência mundial sobre cidades acontece na América Latina. O Fórum será realizado entre 22 e 26 de março de 2010 e cerca de 10 mil participantes – representando governos, academia, ONGs e sociedade civil – são esperados.

O anúncio foi feito durante a 22ª Sessão do Conselho de Governo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), na sede do Programa, em Nairóbi. Na ocasião, a Embaixadora do Brasil no Quênia, Ana Maria Sampaio Fernandes, afirmou que o Brasil está preparado para sediar o Fórum, que acontece a cada dois anos, cada vez em uma cidade diferente.

“Como a maioria sabe, o Fórum Urbano Mundial tornou-se um encontro mundial de mentes, idéias e ações para tornar nossas cidades mais sustentáveis, limpas, economicamente ativas e socialmente inclusivas”, disse a Diretora Executiva do ONU-HABITAT, Anna Tibaijuka.