Arquivo da tag: Hamadoun Touré

Helicópteros reforçam Missão da ONU na Costa do Marfim

A Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) recebeu dois helicópteros de ataque, com um terceiro a caminho, para reforçar a missão do organismo, para combaterem o aumento da violência provocada pelo Presidente Laurent Gbagbo, que se recusa a renunciar apesar da derrota nas urnas. Os reforços vão melhorar a capacidade operacional da ONUCI, em especial a proteção de civis, segundo informou o porta-voz da Missão, Hamadoun Touré, em entrevista coletiva em Abidjan, a capital comercial do país, onde partidários de Gbagbo atacaram seguidores do líder da oposição, Alassane Ouattara.

A própria UNOCI foi alvo de ataques, após apelo feito por um partidário de Gbagbo, Charles Blé Goudé, líder dos Jovens Patriotas, de acordo com Guillaume Ngefa, o Vice-Diretor da Divisão de Direitos Humanos da ONUCI. Ele disse que, em uma semana, 50 pessoas morreram em confrontos, elevando o número total de mortos para 365 desde que a violência eclodiu em meados de dezembro.

“A ONUCI ressalta que esses helicópteros serão utilizados para promover a paz e fornecer proteção,” disse Touré, observando que a missão realizou 864 patrulhas terrestres e aéreas em todo o país durante a semana passada, apesar de bloqueios e outros obstáculos.

Em Nova York, após relatório do Subsecretário-Geral das Operações de Paz, Alain Le Roy, o Conselho de Segurança expressou profunda preocupação com a escalada de ataques contra civis em Abidjan, o número crescente de refugiados e deslocados, estimados em dezenas de milhares, e os riscos de um ressurgimento da guerra civil, que em 2002 dividiu o país. Os 15 membros do corpo condenaram a violência perpetrada contra pessoal da ONU e civis e instou a ONUCI “a utilizar todos os meios necessários para cumprir o seu mandato, em especial para proteger os civis.”

UIT pede compromisso internacional de banda larga

Governos de todo o mundo precisam tomar medidas urgentes para apoiar o crescimento da banda larga móvel, disse o Secretário-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré já que os usuários de smartphone consomem em média cinco vezes mais capacidade de dados que os de telefones celulares normais. O número de smartphones é estimado em 500 milhões de aparelhos, quantidade que deve chegar a quase dois bilhões em 2015 e as operadoras já empregam diversas estratégias para atender à demanda, porém nem todas conseguem.

A banda larga móvel é cada vez mais a tecnologia escolhida por centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, onde a infraestrutura de telefonia fixa é frequentemente escassa e cara. A UIT estima que o número de assinaturas móveis de banda larga chegará a um bilhão no primeiro trimestre de 2011. Em 2010, 73% do total de assinaturas de telefones celulares eram de países em desenvolvimento.

No ano passado, Touré liderou a criação da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital para destacar a necessidade dos governos mundiais em promoverem a banda larga como uma ferramenta chave do desenvolvimento e estimularem o desenvolvimento das redes de banda larga de forma mais pró-ativa.
O relatório da comissão foi entregue ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em setembro e recomenda que os líderes mundiais foquem na implementação de um “dinâmico desenvolvimento da banda larga”, pedindo aos governos que não limitem a entrada de mercado, mantenham baixos os preços do serviço e assegurarem ampla disponibilidade de espectro para suportar o crescimento da banda larga móvel.

Antecipando a próxima Conferência Mundial das Radiocomunicações da UIT, em janeiro de 2012, operadoras na Europa e nos EUA já começaram a fazer campanha para o aumento do espectro para comunicações móveis e a atribuição de frequências harmonizadas em blocos contíguos para as tecnologias de última geração.

A Conferência, realizada a cada 3 ou 4 anos, é o órgão global que negocia e administra o tratado internacional vinculativo que rege a distribuição do espectro. Ocorrendo em momento crítico para o futuro do setor, o evento de 2012 espera receber mais de 2.500 representantes de todo o mundo.