Arquivo da tag: Instituto Marquês de Salamanca

Especial Criança Esperança: Instituto Marquês de Salamanca

Há 15 anos, um grupo de empresários percebeu a necessidade de criar em Santa Teresa um espaço onde se pudesse auxiliar a comunidade local. Nascia, então, o Instituto Marquês de Salamanca (IMDS). Inicialmente, o projeto enfrentou muitos problemas em função da falta de parceiros. Entretanto, com o passar do tempo, o Instituto conseguiu recursos e se firmou como uma instituição social ativa com projetos bem-sucedidos.

Um dos projetos é a Creche Cantinho Feliz. Diretamente beneficiada pelo programa Criança Esperança, uma parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da Rede Globo. A creche foi fundada em 2005. O projeto se dedica ao desenvolvimento de crianças de dois a cinco anos de idade, e utiliza o método socioconstrutivista, que foca na interação entre os alunos e professores para a produção de conhecimento.

Localizada no prédio em que antes funcionava a Escola Suíça, a creche conta com instalações amplas e totalmente adaptadas aos pequenos, que lá permanecem por boa parte do dia. Isso permite aos seus responsáveis trabalharem despreocupados, com a certeza de que seus filhos estão sendo bem assistidos.

As crianças são dividas em turmas por faixa etária e participam de várias atividades ao longo do dia, em pequenos grupos. Existem casos de grupos, como o Maternal I, nos quais as crianças são selecionadas, além da idade, de acordo com o perfil psicológico. Nesta turma, crianças mais ativas são separadas das outras, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada uma.

Com a boa reputação da ONG, a fila de espera para ser beneficiado pelo projeto geralmente é grande. O critério de seleção leva em consideração, principalmente, o risco social. A creche tem capacidade máxima para atender 120 crianças, mas se limita a 100 para garantir uma boa qualidade do trabalho.

O projeto foi aprovado nos editais do programa Criança Esperança de 2008 e 2010. Segundo a coordenadora de projetos sociais do IMDS, Danielle Mendes, e a coordenadora pedagógica da Creche Cantinho Feliz, Danielle Paula Nascimento, o apoio do programa gerou um impacto muito positivo no projeto.

Ela descreveu que por conta da constante dificuldade do projeto em captar recursos, de obter – e manter – parceiros, o suporte do Criança Esperança é muito importante. O dinheiro fornecido é empregado em materiais (pedagógicos, de limpeza etc.) e a prestação de contas com a UNESCO é feita de três em três meses, de forma transparente. Há também um relatório anual, realizado para prestar contas com a sociedade civil.

Outro projeto do IMDS, indiretamente beneficiado pelo Criança Esperança, é o Toque de Mão. Trata-se de um grupo de mulheres que confeccionam produtos artesanais para comercializá-los no mercado, tendo inclusive lojas de renome como clientes. O grupo já participou do evento de moda Fashion Rio e está se preparando para fazer parte da Semana de Moda de Paris deste ano, em setembro.

O Toque de Mão conta com a presença de mães de alunos da Creche, o que mostra o amplo alcance do Instituto junto às famílias. O IMDS se preocupa em aproximar e fortalecer as famílias, seja em outros projetos sociais, workshops, ou através de reuniões com os responsáveis das crianças do Cantinho Feliz.

Mesmo após a saída do aluno da Creche Cantinho Feliz, o IMDS continua acompanhando até dois anos depois o desenvolvimento da criança. O Instituto eventualmente consegue algumas bolsas de estudo em escolas particulares para crianças que se destacam.

Propostas como essas possuem um grande impacto na vida de pessoas em risco social e, consequentemente, na sociedade como um todo. Parcerias, captação de recursos e iniciativas como o Criança Esperança são fundamentais para que tais projetos sejam bem-sucedidos e continuem a dar bons frutos.

Assista abaixo video sobre o IMDS, feito pelo UNIC Rio:


(Narração de Luciano Pádua, edição de Clarissa Montalvão)

Para mais informações sobre o Instituto Marquês de Salamanca e seus projetos, visite o site da instituição: http://www.imds.org.br/

(reportagem de Sabrina Arosa e Juliana de Paiva)