Arquivo da tag: Projetos Apoiados

Especial Criança Esperança: Instituto Reação

Vista do Complexo Esportivo da Rocinha, onde funciona o Instituto Reação. Foto: UNIC Rio/ Juliana de PaivaO Instituto Reação impressiona à primeira vista. Situada no Complexo Esportivo da Rocinha, a instituição, que lembra um clube de classe média, surpreende pela organização e pela capacidade de suas instalações. No embalo de crianças correndo e brincando e um calor tipicamente carioca, a equipe do UNIC Rio visitou a ONG para saber um pouco mais do seu trabalho e dos benefícios da assistência do Criança Esperança, programa de parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e Rede Globo, pelo qual foi apoiado em 2009.

Fundado em 2003 pelo judoca Flávio Canto, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que busca melhorar a vida de jovens por meio do esporte e pelo reforço da educação, da cultura e da cidadania. Inicialmente, contava apenas com a unidade da Rocinha. Agora, por meio da união com outras iniciativas, existem quatro pólos (Rocinha, Pequena Cruzada, Tubiacanga e Cidade de Deus).

Leriana Ribeiro, coordenadora do IR, fala sobre o trabalho desenvolvido. Foto: UNIC Rio/ Juliana de PaivaEm entrevista ao UNIC Rio, a coordenadora executiva da ONG, Leriana Figueiredo, falou sobre diversos temas, desde a dificuldade de gerência no terceiro setor à assistência do Criança Esperança. Segundo ela, existem muitos entraves para a sobrevivência de uma ONG e a falta de parcerias duradouras acaba fazendo com que muitas acabem.

Em relação ao Criança Esperança, a coordenadora disse ser um programa muito importante porque além de dar visibilidade ao Instituto, garante uma verba essencial ao trabalho. Ela citou a boa relação com a UNESCO, que se disponibilizava a sanar as dúvidas burocráticas e permitia um diálogo bastante direto com o IR.

O IR funciona com uma metodologia bastante completa, com base em oito programas. O carro chefe da instituição é o Judô, fornecendo inclusive possibilidade aos alunos de se profissionalizarem. Outros programas buscam dar um atendimento médico adequado, permitir o ingresso de cerca de 50 alunos ao ensino superior (no curso de Educação Física) por meio de convênios com universidades. Há também um programa para facilitar a entrada desses alunos no mercado de trabalho.

Assista ao video abaixo, realizado pelo UNIC Rio, sobre a instituição:


(Narração de Luciano Pádua, Edição de Clarissa Montalvão)

Além dessa ligação com o esporte, a ONG fornece um reforço educacional, promove passeios culturais para que os alunos conheçam outras realidades e abre um programa para voluntários participarem das tarefas. Na relação com os pais e responsáveis, Leriana disse que são realizadas reuniões frequentes para o acompanhamento do processo.

Ela destacou que atualmente a demanda por alunos é maior do que a capacidade do Instituto, e que a faixa etária entre 13 e 15 anos tem diminuído entre os alunos. “A comunicação com a escola, a comunidade, os alunos e os responsáveis é muito importante” (incluir aspas), avaliou a coordenadora.

Leriana reforçou a intenção do IR em garantir que os alunos consigam desenvolver suas perspectivas de vida após saírem da ONG. Há muitos casos de ex-alunos que se profissionalizam e se tornam professores no IR. É o caso de Leonardo Barbosa da Silva, 20 anos, que frequenta a instituição há sete anos.

Projetos que buscam melhorar a vidas de pessoas em situações de pobreza e de indignidade são muitas vezes vistos com desconfiança pelas pessoas. Leriana defende a prestação pública de contas, especialmente para a população que participa do programa. A idéia é esclarecer a todos a seriedade do trabalho e os resultados já obtidos.

O apoio do programa Criança Esperança apenas confirma o excelente trabalho conduzido pelo Instituto Reação. Somente com iniciativas dessa natureza será possível dar às pessoas outras, e melhores, perspectivas de vida que estejam fora da dura realidade das favelas e da pobreza. Trabalhos bem feitos como esse devem ser divulgados e admirados por todos.

Para maiores informações sobre o IR, acesse o website da instituição: http://www.institutoreacao.org.br/

(reportagem de Luciano Pádua e Juliana de Paiva)